• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 04:58:36 -03

    Obra máxima de García Márquez narra catástrofe inescapável

    DE SÃO PAULO

    18/04/2014 09h21

    Publicado em 1967, "Cem Anos de Solidão" conta a história dos Buendía, uma família condenada por uma força inexplicável a viver um século de solidão. Não por acaso as gerações vão se sucedendo com repetições, não só de nomes, como de sinais trágicos, comportamentos obsessivos e desilusões.

    Talvez seu maior logro tenha sido desfiar a história usando uma naturalidade marcada por um humor macabro. Nela, sucedem-se fatos completamente inverossímeis, mas que fazem sentido segundo o contexto e a personalidade de cada personagem.

    O pano de fundo é uma Colômbia cindida pelo enfrentamento histórico e sangrento entre conservadores e liberais, que remonta ao século 19 e que persiste até os dias de hoje, dando atualidade ao livro.

    Também é possível interpretá-lo como uma metáfora do isolamento e da desesperança da América Latina na primeira metade do século 20.

    A sensação de repetição e ao mesmo tempo a quantidade imensa de personagens confundem, mas vão construindo uma sensação de catástrofe, fecho inescapável da saga.

    O livro é influenciado por fatos e personagens que fizeram parte dos primeiros anos da vida de Gabo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024