O diretor e roteirista de cinema, TV e publicidade Tadeu Jungle lança hoje em seu canal no YouTube e nas redes sociais um vídeo em que questiona o uso da imagem de Fuleco —mascote da Copa do Mundo— em ação publicitária da Coca-Cola.
O projeto de Jungle foi concebido em 2013, quando um boneco do tatu-bola vestindo uma camiseta com o símbolo da Coca circulou por algumas cidades brasileiras numa exposição itinerante.
Assista ao vídeo em tablets e celulares
Inspirado pela imagem, Jungle escreveu um poema, no qual o verso "tatu-bola não bebe Coca-Cola" se repete. O texto fui musicado por Luiz Macedo e transformou-se em um vídeo-poema.
"A gente está em um momento complicado. É um ano que promete muitas manifestações, com o slogan 'não vai ter Copa'", diz ele à Folha. "Esses protestos são fundamentais, mas existem outros canais para se manifestar."
Para ele, os protestos na rua tendem, por sua recorrência, a deixar de ser notícia. Levar suas demandas à internet ajuda, então, a difundi-las.
Jungle se inspirou em outras obras, como "Beba Coca-Cola", de Décio Pignatari. "O vídeo está inserido num contexto poético, ele é filho dos concretos", diz. No entanto, ressalta: "Mas é um projeto popular, tem um refrão fácil."
Reprodução |
Quadro do vídeo de Tadeu Jungle sobre a Copa do Mundo |