• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 04:27:19 -03

    Noite de Beatles abre semana de covers em São Paulo

    THALES DE MENEZES
    EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

    23/04/2014 03h33

    Começa hoje no Espaço das Américas um programa de três noites com cara de show de boteco. Só covers. Não dá para pedir "toca Raul", mas pode ser "toca Beatles", "toca Zé" e "toca Cazuza".

    Já montado em algumas cidades desde o ano passado, o projeto Banco do Brasil Covers mostra em São Paulo a mesma formação do início.

    Zeca Baleiro canta músicas de Zé Ramalho, Maria Gadú faz repertório de Cazuza (1958-1990) e os Beatles recebem tributo de um quinteto montado especialmente para esse show.

    Greg Salibian/Gal Oppido/Cecilia Acioli/Folhapress
    A partir da esq., Dado Villa-Lobos, Zeca Baleiro e Maria Gadú em shows da turnê em que cantam Beatles, Zé Ramalho e Cazuza
    Dado Villa-Lobos, Zeca Baleiro e Maria Gadú, que cantam Beatles, Zé Ramalho e Cazuza

    É a noite Beatle que abre hoje a programação. Liminha, ex-baixista dos Mutantes e produtor de praticamente todos os nomes importantes do rock brasileiro nos anos 1980 e 1990, toca ao lado de Dado Villa-Lobos, Toni Platão, Leoni e João Barone.

    Segundo Liminha, a banda não tenta ser um cover perfeito ("sem perucas ou roupas do 'Sgt. Pepper's', embora a gente até tenha bolado um visual meio uniforme para vestir") e imprime personalidade nas músicas. Ele destaca a bagagem diferente dos integrantes.

    "Eu comecei com surf music, depois veio forte o rock inglês, depois o progressivo. O Dado e os outros já cresceram com o punk, é uma pegada totalmente diferente", afirma Liminha.

    "Mas Beatles é Beatles, atingiu a todos de algum jeito. Nossos ensaios e show foram pura brincadeira, porque tocar Beatles é algo que você faz por prazer num sábado à tarde com aos amigos."

    A escolha do repertório foi estritamente emocional. "Só coisas que a gente gosta", diz Liminha, traduzindo isso em títulos como "Get Back", "Taxman" e "Drive My Car". "As linhas de baixo do Paul McCartney fazem parte da minha formação."

    A noite de hoje terá alguns convidados extras nos vocais, como Marjorie Estiano e o Titã Paulo Miklos.

    Amanhã, Zeca Baleiro vai mostrar canções de Zé Ramalho, com quem foi comparado no início de sua carreira, nos anos 1990, principalmente quando lançou a música "Heavy Metal do Senhor."

    "É, acho que era uma comparação inevitável, já que o segundo disco do Zé se chamava 'A Peleja do Diabo com o Dono do Céu'. 'Heavy Metal' tratava do mesmo tema, só que agora nos corredores do showbiz", diz Zeca.

    "Mas essas comparações óbvias às vezes traem a falta de informação de quem as faz. Veja, essa briga de Deus e o Diabo é um dos temas mais recorrentes do cordel —e tanto o Zé como eu bebemos nessa fonte, ele mais até."

    Na sexta, Maria Gadú canta músicas de Cazuza, que sempre assumiu como referência. "Esses shows têm sido uma celebração, emocionante demais. Porque uma coisa é você ter os discos do Cazuza em casa, mas ouvir de novo no palco, no calor de um show, é algo de que as pessoas sentem falta", diz Gadú.

    BB COVERS
    QUEM Dado Villa-Lobos, João Barone, Leoni, Liminha e Toni Platão, hoje; Zeca Baleiro, amanhã; Maria Gadú, sexta
    QUANTO hoje e amanhã, às 21h; na sexta, às 22h
    ONDE Espaço das Américas, r. Tagipuru, 795, tel. (11) 3864-5566
    QUANTO de R$ 40 a R$ 140
    CLASSIFICAÇÃO 16 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024