• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 01:23:38 -03

    Crítica: Holandês 'Jackie' reúne todos os clichês do cinema independente

    RICARDO CALIL
    DO CRÍTICO DA FOLHA

    24/04/2014 03h17

    A expressão "cinema independente" foi criada para designar as produções feitas fora do sistema de estúdios.

    Com o passar do tempo, porém, uma parcela significativa desses filmes se dedicou a repetir certas características com tal voracidade que a expressão passou a ser entendida por muitos como um novo gênero.

    Em outras palavras, eles criaram os próprios clichês: personagens excêntricos, pequenos dramas familiares com toques de comédia, viagens por vastas paisagens...

    Divulgação
    Sofie (Carice van Houten) viaja pelo deserto do Novo México em cena do filme 'Jackie'
    Sofie (Carice van Houten) viaja pelo deserto do Novo México em cena do filme 'Jackie'

    Nesse sentido, a produção holandesa "Jackie", de Antoinette Beumer, é um exemplar típico, reunindo todos os chavões citados acima.

    Sofie (Carice van Houten) e Daan (Jelka van Houten) são gêmeas, filhas de dois homens gays, concebidas no útero de Jackie (Holly Hunter), uma hippie americana com quem não conviveram.

    Quando recebem a notícia de que Jackie sofreu um acidente, elas viajam aos EUA para ajudá-la, mas acabam encontrando uma figura calada e agressiva.

    Ainda assim, decidem levá-la a uma clínica no trailer de Jackie, atravessando o deserto do Novo México —numa viagem que, obviamente, irá transformar a vida das três.

    Nas mãos de cineastas originais como Jim Jarmusch e Wes Anderson, os mesmos elementos já renderam belos filmes —como, respectivamente, "Estranhos no Paraíso" (1984) ou "Viagem a Darjeeling" (2007).

    Mas Beumer não parece disposta a se esforçar muito. A caracterização das gêmeas —Sofie é uma jornalista fria e calculista; Daan, uma dona de casa afetuosa e desastrada- é um lugar-comum tão gritante que faria corar um executivo de estúdio.

    Ao final de "Jackie", fica uma certeza: na disputa pela profusão de chavões —e talvez apenas nesse sentido—, os independentes se firmaram como uma séria ameaça a Hollywood.

    JACKIE
    (JACKIE)
    DIREÇÃO Antoinette Beumer
    PRODUÇÃO Holanda/EUA, 2012
    *ONDE * Kinoplex Itaim e circuito
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos
    AVALIAÇÃO regular

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024