• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 11:12:24 -03

    Alexandre Vidal Porto narra busca pela identidade

    DE SÃO PAULO

    26/04/2014 03h30

    Assim como o personagem que dá nome a "Sergio Y. Vai à América", Alexandre Vidal Porto, 49, já precisou deixar o país para se encontrar.

    Vencedor do Prêmio Paraná de Literatura de 2012 na categoria romance e publicado agora pela Companhia das Letras, o livro descreve a jornada transformadora de um jovem paulistano que vai morar em Nova York para mudar radicalmente de vida.

    A reviravolta de Sergio Y. tem a ver com sua sexualidade, e o desfecho é a um só tempo redentor e trágico. Mais não pode ser dito, sob a pena de spoiler.

    Fabio Braga/Folhapress
    O escritor e diplomata Alexandre Vidal Porto em casa de amigos, na zona sul de São Paulo
    O escritor e diplomata Alexandre Vidal Porto em casa de amigos, na zona sul de São Paulo

    A história é narrada pelo ex-psiquiatra do jovem, Armando, um homem de 70 anos extremamente vaidoso. Ao notar que jamais percebera um traço crucial da alma do ex-paciente —um lapso para um profissional da sua estirpe—, Armando empreende uma busca obsessiva, que dá à história ares de thriller.

    Questões de deslocamento e identidade sempre foram caras ao autor. Escritor, diplomata e colunista da Folha, Vidal Porto nasceu em São Paulo, mas considera ter "identidade cultural cearense" —sua família é daquele Estado, onde viveu na adolescência.

    Acaba de voltar de Tóquio, onde servia na Embaixada do Brasil. "Gosto da ideia de ser estrangeiro fora do Brasil. Nunca tive uma cidade pra chamar de minha", afirma.

    Já morou também em Brasília, Santiago, Cambridge (EUA), Cidade do México e Nova York. Nesta última, viveu por seis anos. "De algum modo, esse livro é um tributo a Nova York, a cidade onde aceitei que era gay, aos 30 anos."

    De leitura direta, "Sergio Y. Vai à América" bem pode ser definido como novela, com seus poucos personagens e suas 184 páginas.

    "Não quero dar problema ao leitor. Quero que ele leia uma frase e não precise voltar para entender o que leu."

    Vidal Porto acaba de dar o que define como "salto no escuro": vai tirar uma licença sem vencimentos do Itamaraty (onde ocupa o cargo de ministro-conselheiro, imediatamente anterior ao de embaixador) para mergulhar na feitura do seu terceiro livro —"Sergio Y." é o segundo, depois de "Matias na Cidade" (Record, 2005).

    Por isso voltou a viver em São Paulo. "Queria readquirir uma rotina brasileira, inclusive linguística."

    Sobre o próximo livro, conta: "Volto ao tema da sexualidade. A história é sobre a descoberta sexual de três mulheres, todas com 45 anos: uma virgem, uma amante experiente e a viúva de um homossexual no armário."

    SERGIO Y. VAI À AMÉRICA
    AUTOR Alexandre Vidal Porto
    EDITORA Companhia das Letras
    QUANTO R$ 37 (184 págs.)
    LANÇAMENTO segunda (28), às 19h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, av. Paulista, 2.073, tel. (11) 3170-4033

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024