• Ilustrada

    Tuesday, 25-Jun-2024 21:26:07 -03

    Perfil do Twitter se dedica a escolher 'planos perfeitos' em filmes

    DE SÃO PAULO

    05/05/2014 20h50

    Um perfil no Twitter criado por um cineasta americano se dedica a um curioso passatempo: encontrar "planos perfeitos" em filmes, aqueles de melhor enquadramento e de maior apelo estético.

    Batizado de @OnePerfectShot (em tradução livre, um plano perfeito), o perfil começou com as publicações em fevereiro, com uma imagem de "2001: Uma Odisseia no Espaço" —justamente o filme de um perfeccionista, Stanley Kubrick.

    De lá para cá, foram mais de 330 tuítes, cada um trazendo o que seria a melhor imagem de um filme, conhecido ou não. Tanto clássicos como "Persona - Quando Duas Mulheres Pecam", de Ingmar Bergman, quanto "blockbusters" comerciais como "Homem-Aranha 2" ganham chance de aparecer no perfil, que já tem quase 28 mil seguidores.

    Divulgação
    O 'plano perfeito' de '2001: Uma Odisseia no Espaço', filme de Stanley Kubrick de 1968
    O 'plano perfeito' de '2001: Uma Odisseia no Espaço', filme de Stanley Kubrick de 1968

    O homem por trás da ideia é o cineasta Geoff Todd, da cidade americana de Portland.

    Segundo ele disse em entrevista ao site "The A. V. Club", o vício nos tuítes o faz observar os filmes com mais atenção, para escolher aquele que seria o plano mais bonito.

    "Por exemplo, outro dia eu estava vendo 'Os Inocentes' [Jack Clayton, 1961] e havia um plano que me lembrou muito 'Três Homens em Conflito' [Sergio Leone, 1996]", comentou, demonstrando o quanto se prende aos detalhes de cada uma das cenas.

    "Para mim, planos perfeitos trazem a alma da história com a qual estão trabalhando", afirmou Todd.

    "Seja pela iluminação baixa e pelos ângulos esquisitos, ou pelo estética rica de um diretor de fotografia como Jack Cardiff, o plano perfeito representa, nele mesmo, a trama do filme."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024