• Ilustrada

    Wednesday, 08-May-2024 12:59:16 -03

    Crítica: Comédia que não faz rir é triste veículo para a atriz Cameron Diaz

    SÉRGIO ALPENDRE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    08/05/2014 02h10

    "Mulheres ao Ataque" é mais um veículo para Cameron Diaz, atriz que envelheceu mal no cinema.

    Após "Quem Vai Ficar com Mary?" (1998), dos irmãos Farrelly, ela tem escolhido mal seus papéis, ao menos do ponto de vista cinematográfico (e esquecendo um pouco os sempre duvidosos trunfos nas bilheterias, que pouco têm a ver com o ofício crítico).

    Seus acertos se tornaram raros. Nos últimos anos, após uma surpreendente atuação em "Gangues de Nova York" (2002), de Martin Scorsese, apenas "A Caixa" (2009), de Richard Kelly, oferece algo minimamente elogiável.

    Desta vez, Diaz compõe um trio de mulheres poderosas com Leslie Mann (a senhora Judd Apatow) e a quase novata Kate Upton (em seu terceiro longa).

    Aqui Diaz está sob a direção de Nick Cassavetes, filho do ator e diretor John Cassavetes (1929-1989), e uma das várias provas de que talento não é hereditário. Mais uma chance para se firmar como a nova quarentona do pedaço. Mais um fracasso retumbante.

    Na trama, uma mulher madura e bem-sucedida (Diaz) descobre que seu namorado já é casado. Numa virada um tanto forçada, ela se une à mulher dele (Mann) e a uma outra amante que aparece (Upton) para se vingar do cafajeste (o ator dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau).

    Infelizmente, estamos diante daqueles casos de filmes que subestimam a inteligência dos espectadores.

    A vingança começa por manchar a reputação e a masculinidade do homem, incluindo até o truque barato do laxante. E não se completa sem envolver dinheiro (elemento que, afinal, sustenta o lado poligâmico do homem).

    As mulheres podem até se mostrar fortes, mas no fundo são fúteis como dondocas de shopping centers. Os homens são iletrados e só se interessam por sexo com mulheres mais jovens. Mundinho maniqueísta até não mais poder.

    Mas o filme, lembremos, se apresenta como uma comédia, e aí as coisas ficam ainda piores, pois é difícil rir de qualquer coisa. O único momento realmente engraçado é o encontro do homem com uma porta de vidro. Triste veículo para atriz tão promissora.

    MULHERES AO ATAQUE
    (THE OTHER WOMAN)
    DIREÇÃO Nick Cassavetes
    PRODUÇÃO EUA, 2014
    ONDE Kinoplex Itaim, Jardim Sul UCI e circuito
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos
    AVALIAÇÃO ruim

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024