• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 22:35:02 -03

    Após crise, Cia. dos Atores celebra 25 anos com monólogos inéditos

    MARIA LUÍSA BARSANELLI
    DE SÃO PAULO

    14/05/2014 02h27

    Um dos grupos mais longevos do teatro brasileiro, a carioca Cia. dos Atores dá continuidade à comemoração de seus 25 anos (completos em 2013) e apresenta no Sesc Ipiranga dois monólogos inéditos em São Paulo.

    Em "LaborAtorial", que inicia temporada nesta semana, o ator Marcelo Valle utiliza conceitos científicos, projeções e elementos da performance para falar da relação do indivíduo com o coletivo.

    O trabalho, que deve gerar duas sequências, tem texto de Diogo Liberano e direção conjunta de Cesar Augusto, também da Cia. dos Atores, e de Simon Will, do coletivo anglo-germânico Gob Squad.

    Lenise Pinheiro/Folhapress
    Marcelo Valle em apresentação de 'LaborAtorial' no Festival de Teatro de Curitiba, em abril
    Marcelo Valle em apresentação de 'LaborAtorial' no Festival de Teatro de Curitiba, em abril

    Já "Como Estou Hoje", que será encenada a partir de junho, é a primeira direção para teatro do coreógrafo João Saldanha. Em cena, Marcelo Olinto retrata a influência da moda em nosso cotidiano.

    "No Brasil, exploramos o corpo de uma forma infinita, mas pesquisamos o jeito de vestir de um modo limitado", afirma Olinto.

    As bodas de prata da Cia. dos Atores, no entanto, foram precedidas por uma crise. Em 2012, Enrique Diaz e Drica Moraes, dois integrantes importantes e cofundadores da companhia, saíram do grupo, que sempre se firmou com trabalhos colaborativos.

    Dificuldades financeiras foram outra questão, e o grupo cogitou encerrar suas atividades após as comemorações de 25 anos.

    "Pensávamos, e ainda pensamos, na longevidade, no estorvo que é manter uma história viva", diz o diretor Cesar Augusto.

    "Tivemos uma crise artística mesmo", completa Valle. "Estávamos abalados, já não tínhamos os mesmos desejos e realmente pensamos em acabar."

    No processo de celebração de aniversário, no entanto, a trupe se reorganizou e decidiu se reerguer. O que originalmente seria um espetáculo para marcar o quarto de século em atividade foi transformado em três trabalhos.

    Intitulado "Etos Carioca", o projeto deu origem aos dois monólogos e a "Conselho de Classe", texto de Jô Bilac dirigido por Bel Garcia e Susana Ribeiro, que passou pelo Sesc Belenzinho no início do ano.

    Para conservar a sede da companhia, no bairro carioca da Lapa, o grupo transformou o espaço na Sede das Cias., com a ocupação do imóvel por outros dois coletivos mais novos: Os Desequilibrados (atualmente responsável pela administração e pela programação do local) e a Pangeia Cia. de Teatro.

    "Estamos descobrindo que uma das vocações da Cia. dos Atores é a troca com grupos mais jovens", ressalta Valle.

    LABORATORIAL E COMO ESTOU HOJE
    ONDE Sesc Ipiranga, r. Bom Pastor, 822, tel. (11) 3340-2000
    QUANDO ter. e qua., às 21h30; até 4/6 ("LaborAtorial") e de 10/6 a 2/7 ("Como Estou Hoje")
    QUANTO de R$ 4 a R$ 20
    CLASSIFICAÇÃO 16 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024