• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 19:56:10 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Arrastões acontecem em vários pontos da Virada Cultural na madrugada

    DE SÃO PAULO

    18/05/2014 00h02

    Além dos shows, a noite da 10ª Virada Cultural foi marcada por arrastões e furtos.

    Segundo a Guarda Civil Metropolitana, os arrastões começaram por volta das 23h, em vários pontos do centro de São Paulo, onde ocorre o evento.

    Até as 9h, não havia um balanço oficial do número de pessoas detidas durante o evento. Até as 2h30, porém, já havia 51 detidos por furtos e arrastões, segundo o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar).

    Foram feitas detenções no largo São Bento, no Vale do Anhangabaú, na praça Julio Mesquita e nas avenidas Rio Branco e Duque de Caxias.

    No fim do show da rapper Flora Matos, no Palco Carlos Nazaré, um início de um arrastão dispersou boa parte da público, de cerca de mil pessoas.

    Um grupo de rapazes começou uma briga e houve tentativa de roubos no meio da plateia. A cantora chegou a interromper o show quando parte do público saiu correndo.

    Guardas civis a cerca de 100 metros do palco já alertavam o público sobre a possibilidade de arrastões.

    Pouco antes da meia-noite, um ônibus da Polícia Militar com 21 pessoas (17 menores) detidas por tentativa de arrastão estava parado na porta do 2º Distrito Policial, no Bom Retiro. Segundo a PM, eles foram detidos na esquina das ruas Jaguaribe e Barão de Tatuí, próximo do evento Chefs na Rua.

    Um suspeito de roubo foi detido. Ele foi reconhecido pela vítima, o auxiliar de enfermagem Matheus Moraes Maia, 19.

    ARRASTÕES

    Maia diz ter sido abordado no Vale do Anhangabaú por um grupo de quinze pessoas, que pediu celular e carteira. Um amigo seu entregou o celular. Maia e outro amigo se recusaram a entregar seus pertences.

    Segundo ele, o grupo o agrediu com tacos e chutes, que o deixaram com ferimentos na cabeça, braço e pernas. Maia relatou o que aconteceu a policiais, que passaram a revistar pessoas nos entornos. Ele fez o reconhecimento de um dos agressores, que foi detido. Segundo um dos PMs que fizeram a detenção, a vítima e o suspeito foram levados ao 1º DP.

    O casal Gislene Ribeiro, 32, e Diego Campos, 30, teve um celular roubado em arrastão na rua Cásper Líbero. Segundo eles, de 15 a 20 pessoas participaram do arrastão.

    "Um passou e tentou pegar meu celular, consegui me proteger. Mas veio outro em seguida e levou", disse Gislene. Diego tentou correr atrás do homem, mas foi derrubado por outro e feriu o joelho.

    Os dois avisaram a Guarda Civil e conseguiram localizar o homem, que estava com o celular. Recuperaram o aparelho e o suspeito está detido no 2º DP.

    Depois da meia noite, na pista Princesa Isabel, um sargento da PM registrou três arrastões.

    Uma vítima reagiu e apanhou de um grupo de 40 homens, segundo o socorrista e o enfermeiro.

    Segundo a segurança do local, algumas pessoas desmaiaram devido ao consumo de bebida alcoólica e outros entorpecentes.

    No Vale do Anhangabaú, por volta das 0h50, a Folha presenciou mais um arrastão.

    Cerca de 40 pessoas estavam andando na lateral do palco de dança, quando um grupo abordou seis delas. Houve correria e um carro da Polícia Militar foi atrás dos suspeitos, que acabaram se dispersando.

    Segundo uma das vítimas, Carlos Alberto Lima, 24, ele e seus amigos foram agredidos com chutes e empurrões. Os assaltantes roubaram carteiras, bonés e correntes.

    Apenas um pessoa foi levada para o 1º DP.

    MADRUGADA

    Por volta da 1h50, a reportagem presenciou outro arrastão, desta vez na avenida Senador Queirós, perto da avenida Prestes Maia. Um grupo de aproximadamente 15 pessoas percorreu a rua correndo e agredindo com socos quem passava por ali.

    No palco Carlos de Souza Nazaré, onde acontecem shows de reggae, a sensação era de insegurança entre o público. Havia, na madrugada um efetivo de cinco guardas municipais no local. Na rua 25 de Março, entre a Carlos Nazaré e a avenida Senador Queirós, os postes estavam todos apagados.

    Um adolescente, que passava pelo trecho, mostrava um celular supostamente furtado durante o evento a um amigo. "Olha meu celular que roubei, Moto G", disse.

    Cerca de 25 policiais militares faziam o patrulhamento da região, na esquina da 25 de Março com a rua Lucrécia. O local, porém, é apenas uma uma área de passagem do público que segue a outras atrações do evento.

    Um rapaz, que passava por ali, propôs a um grupo de amigos tirar uma "selfie". "Você quer tirar a foto e ficar sem o celular?", respondeu uma das amigas.

    No palco 25 de Março, o público é formado majoritariamente por menores de idade. O consumo de drogas era massivo entre os adolescentes, que usavam maconha e lança-perfume, vendido no local.

    Perto das 2h, policiais militares revistaram mais de 20 suspeitos de arrastão na passarela Professor Heitor Pinto e Silva, entre as avenidas 23 de Maio e Prestes Maia. Segundo a PM, era apenas uma revista e todos foram liberados.

    Às 2h30, outra batida acontecia na avenida Rio Branco – um celular de origem suspeita foi apreendido com um jovem que estava em um grupo de 14 rapazes.

    SAQUE

    Uma loja no centro da capital foi saqueada, ainda por volta das 2h30.

    A Guarda Civil Metropolitana prendeu um dos suspeitos dentro do estabelecimento. Inicialmente, ele foi encaminhado ao 1º DP, na Sé. Porém, como o distrito estava lotado, o suspeito foi levado ao 2º DP, no Bom Retiro, onde há "uma fila de casos" para atender, segundo a polícia.

    Por volta das 3h20, a reportagem ouviu relatos de um grupo de adolescentes, que disse ter sofrido um arrastão entre a rua do Tesouro com a rua 15 de novembro. "Eram uns 20 caras. Passaram chutando a gente, pegaram meu boné, pediram celular, mas eu não trouxe. A questão não é o boné, mas bateram nas meninas", conta uma das vítimas, de 16 anos.

    Eram quase 4h quando a reportagem presenciou um assalto e uma tentativa na saída dos banheiros químicos instalados na esquina das avenidas Líbero Badaró com a São João, durante o show do músico Marcelo Jeneci. Um grupo de três pessoas cercou e rendeu dois usuários do banheiro assim que eles abriram a porta do equipamento.

    A PM foi avisada e reforçou a segurança do local.

    Na mesma região, cerca de dez minutos depois, testemunhas que não se identificaram diziam que havia acontecido um arrastão, no vale do Anhangabaú. Um grupo de 10 rapazes teria levado tênis e outros pertences do público -algumas pessoas estavam andando descalças, só com as meias, no local.

    Colaborou Gabriela Sá Pessoa

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024