• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 09:02:33 -03

    Com 'Leviathan' em Cannes, cineasta russo debate corrupção

    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CANNES

    24/05/2014 02h50

    Em seu novo filme, "Leviathan", na competição oficial de Cannes, o diretor russo Andrey Zvyagintsev usa um núcleo familiar como base para a trama, assim como fez em "O Retorno" (2003), vencedor do Leão de Ouro de Veneza. Desta vez, porém, a história avança para temas como relação do governo com o povo, alcoolismo e religião.

    Em uma pequena cidade pesqueira russa, onde a crise gerou um cemitério de barcos e baleias, Kolya (Alexey Serebryakov) recebe a notícia de que o prefeito corrupto (Roman Madyanov) desapropriou suas terras para construir um complexo turístico. Com isso, Kolya pede a ajuda de um amigo advogado (Vladimir Vdovitchenkov) e uma espiral de eventos toma conta do local.

    Zvyagintsev discute o grande medo de uma sociedade emergente sem proteção justa estatal: tudo pode ruir em questão de dias em um sistema corrupto.

    É uma relação que pode acontecer com o próprio cineasta no país governado por Vladimir Putin.

    "Não podemos temer o futuro, mas aceitar as dificuldades quando ou se elas aparecerem. Mostramos o filme para o ministro da Cultura e ele está aqui em Cannes. Não houve problema", disse o cineasta. (RS)

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024