• Ilustrada

    Friday, 03-May-2024 02:10:27 -03

    Morre aos 86 anos o criador dos 'Comandos em Ação'

    DA ASSOCIATED PRESS

    26/05/2014 20h17

    O executivo da empresa de brinquedos Hasbro Don Levine, criador dos "Comandos em Ação", morreu na última quinta-feira (22), aos 86 anos, devido a um câncer. A informação foi anunciada por Nan Levine, sua mulher.

    Como chefe de pesquisa e desenvolvimento da Hasbro, Levine criou os primeiros bonequinhos da indústria. Ele e sua equipe criaram figuras articuladas, com 21 partes móveis. Como a empresa tinha muitos ex-militares americanos, eles decidiram que os brinquedos usariam roupas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, e teriam acessórios como veículos, armas e capacetes.

    O próprio Levine serviu o Exército de seu país na Guerra da Coreia (1950-1953) e disse que a criação era uma maneira de honrar os veteranos de combate.

    Os "Comandos em Ação" (cujo nome no original é "G.I. Joe") chegaram às lojas no Natal de 1964 e se tornaram sucesso de venda nos Estados Unidos. Logo, começaram a ser comercializados em todo o mundo.

    Após a queda de popularidade das Forças Armadas dos Estados Unidos devido à Guerra do Vietnã (1956-1975), a Hasbro mudou a estratégia de vendas e distanciou os "Comandos em Ação" do Exército, tornando-os mais parecidos com exploradores.

    Segundo nota oficial da empresa, a influência de Levine na indústria de brinquedos foi "profunda".

    Ao longo dos anos, os "Comandos em Ação" deixaram de ser apenas brinquedos e se infiltraram na cultura pop, ganhando desenhos animados e até mesmo dois filmes recentes, estrelando o ator Channing Tatum.

    Levine deixa a mulher, três filhos e quatro netos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024