• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 10:49:17 -03

    Ela nos ajudou a achar o arco-íris, diz Obama sobre Maya Angelou; leia repercussão

    DE SÃO PAULO

    28/05/2014 16h45

    A morte da poetisa e ativista negra Maya Angelou, ocorrida nesta quarta-feira (28)´, aos 86 anos, repercutiu entre artistas e políticos americanos, que reconheceram o tamanho da perda e prestaram homenagens a ela.

    "Uma escritora brilhante, uma amiga feroz e uma mulher verdadeiramente fenomenal", disse o presidente americano Barack Obama sobre Angelou.

    Em 2011, Obama a condecorou com a medalha presidencial da liberdade, a mais alta honraria do país concedida a civis.

    "Uma infância de sofrimento e abuso a fez parar de falar —mas a voz que ela encontrou ajudou gerações de americanos a acharem seu arco-íris entre as nuvens, e inspirou o resto de nós a sermos melhores. De fato, ela inspirou minha própria mãe a dar o nome de Maya para minha irmã", afirmou ainda o presidente dos Estados Unidos.

    Angelou foi encontrada morta em sua casa pela manhã, em Winstom-Salem (Carolina do Norte). A causa da morte ainda não foi determinada, mas sua empresária, Helen Brann, disse que ela estava com a saúde frágil e tinha problemas do coração.

    A escritora lançou em 1969 o livro de memórias "Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola", sobre sua infância em uma época de segregação racial nos EUA. Foi o primeiro livro de uma autora negra do século 20 que gerou grande repercussão.

    Ela trabalhou com Martin Luther King na década de 1960 e foi amiga pessoal de diversos outros líderes negros, como Malcolm X, Nelson Mandela e James Baldwin.

    Veja abaixo o que disseram nas redes sociais e em notas oficiais outras personalidades sobre a morte de Maya Angelou.

    *

    "Fui abençoada em tê-la como minha mentora, mãe/irmã, e amiga desde meus 20 anos. Ela estava ao meu lado sempre, me guiando enquanto atravessava alguns dos anos mais importantes da minha vida. O mundo a conhece como uma poeta, mas, no fundo, ela era uma professora."
    OPRAH WINFREY, apresentadora de TV e atriz

    "Descanse em paz, mulher fenomenal."
    BEYONCÉ KNOWLES, cantora

    "Entristecido pela morte de Maya Angelou. Uma mulher brilhante que contribuiu tanto para o mundo. Sua luz fará uma tremenda falta."
    PHARRELL WILLIAMS, cantor e produtor musical

    "Maya Angelou, uma mulher verdadeiramente fenomenal, cujas palavras vão servir para erguer nossos espíritos para sempre."
    NANCY PELOSI, líder democrata na Câmara dos Deputados dos EUA

    "Descanse em paz, Maya Angelou, que nos lembrou que 'nada pode diminuir a luz que brilha dentro de nós.'"
    ARIANA HUFFINGTON, fundadora do portal de notícias "The Huffington Post"

    "Obrigada, Maya, por seu poder, suas políticas, sua poesia. Nós precisamos de você mais do que nunca. Descanse em paz."
    LENA DUNHAM, atriz e roteirista responsável pela série "Girls"

    "Estou tão triste pela morte de minha querida amiga, colega e irmã de 46 anos, Maya Angelou (...) Como autora e poeta, sua habilidade de canalizar a voz de Deus e expressar os sentimentos de toda a humanidade nunca será igualada por outra pessoa. Ela nos deu palavras quando ninguém conseguia encontrá-las, e nos ajudou a ver mais claramente quando a luz estava baixa."
    QUINCY JONES, produtor musical

    "'Se você sempre tentar ser normal, nunca saberá o quanto incrível você pode ser'. Maya Angelou —que era verdadeiramente fantástica."
    J. K. ROWLING, escritora e criadora da saga "Harry Potter"

    "Anjo. Descanse em paz, Maya Angelou. O primeiro livro que li na adolescência, 'Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola'. Sentia como se conhecesse ela."
    RIHANNA, cantora

    "Nós sentiremos tanto a sua falta, Maya Angelou. Nosso conforto, nossa inspiração, nossa Mãe. Obrigada."
    MIA FARROW, atriz

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024