• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 03:27:05 -03

    Blondie chega aos 40 com disco e turnê

    LÚCIO RIBEIRO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM NOVA YORK

    30/05/2014 02h39

    Uma garota-propaganda de uma marca de óculos jovem que não é exatamente uma garota —ou, na verdade, é uma "garota" de quase 69 anos— só poderia ser a cantora americana Debbie Harry.

    A loira e sua icônica banda Blondie, importante nome do prolífico punk/new wave nova-iorquino do final da década de 1970, completam 40 anos de carreira em 2014 de volta ao noticiário musical.

    O grupo acabou de lançar seu décimo disco de inéditas, apresentou-se no grande festival Coachella e tem feito shows pequenos em Nova York como ensaio para sair em uma turnê mundial.

    Don Emmert/AFP
    Debbie Harry em show em Nova York, em fevereiro
    Debbie Harry em show em Nova York, em fevereiro

    "Não acho que isso que está acontecendo com o Blondie agora seja um recomeço para nós. A banda nunca acabou. Temos uma turnê mundial planejada. Desta vez certamente iremos ao Brasil", diz Debbie em entrevista à Folha.

    "Cantar no Coachella com o Arcade Fire, para 80 mil pessoas, para mim foi apenas diversão. Nada de mais", diz. "Não faz muito tempo, tocamos em festivais para 80 mil."

    O disco novo da banda, "Ghosts of Download", foi lançado nos Estados Unidos em 12 de maio. É parte de um pacote com dois álbuns chamado "Blondie 4 Ever".

    A outra metade do pacote inclui as principais músicas da carreira da banda, regravadas nos últimos dois anos.

    LATINIDADE

    O álbum tem participação especial, entre outros, do grupo colombiano de mistureba musical "afro-hip-hop-eletrônica" Systema Solar. Debbie Harry gravou uma cumbia para o disco do conjunto, que retribuiu emprestando latinidade ao novo single do Blondie, a canção "Sugar on the Side".

    "Nos afundamos em música moderna latina nos últimos anos. Estamos bastante ligados à região. Nos interessa muito esse intercâmbio", diz o guitarrista Chris Stein.

    "Há uma participação acidental brasileira no disco novo", revela Debbie. "Existe uma canção chamada 'Mile High', produzida por um DJ amigo meu, o Hector Fonseca. Ele tocou recentemente numa festa no Rio de Janeiro e gravou o público cantando 'hey, ow, ow'. Sugeriu botar esse som das pessoas na faixa e colocamos os brasileiros em coro na música."

    O Blondie sai em turnê mundial agora em junho, começando por um giro europeu em Estocolmo, na Suécia, que envolverá o megafestival inglês Glastonbury. Existem conversas para que a banda, que jamais veio ao Brasil, passe pela América do Sul entre o final de julho e começo de agosto.

    "Nunca entendi por que nunca fomos aí", afirma Stein. Ao fim da entrevista, Debbie manda um recado pelo repórter: "Por favor, diga ao Supla que estou mandando um 'alô' para ele".

    O jornalista LÚCIO RIBEIRO viajou a convite da marca Ray-Ban

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024