• Ilustrada

    Friday, 17-May-2024 05:43:57 -03

    Festival de Cinema de Brasília relembrará Coutinho e Glauber Rocha

    DE SÃO PAULO

    29/05/2014 20h34

    A 47ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro prestará homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho, morto em fevereiro deste ano, com a exibição do documentário "Cabra Marcado para Morrer", de 1985.

    O anúncio foi feito pela organização do festival nesta quinta-feira (29).

    Além de ter seu filme mostrado, Coutinho ainda terá uma retrospectiva, cuja elaboração está sendo feita em parceria com outro cineasta brasileiro, Vladimir Carvalho.

    Divulgação
    O cineasta Eduardo Coutinho (1933-2014) em cena do documentário 'Eduardo Coutinho, 7 de Outubro'
    O cineasta Eduardo Coutinho (1933-2014) em cena do documentário 'Eduardo Coutinho, 7 de Outubro'

    O festival promoverá também uma reflexão sobre os 50 anos do golpe militar no país e o aniversário (também de 50 anos) do lançamento de "Deus e o Diabo na Terra do Sol", clássico do Cinema Novo Brasileiro dirigido por Glauber Rocha.

    O filme do cineasta baiano será mostrado em cópia recuperada e de alta qualidade. A neta do diretor, Sara Rocha, é coordenadora adjunta do festival.

    De acordo com Miguel Ribeiro, coordenador geral, a descentralização das sessões será mantida, com cidades do Distrito Federal recebendo as exibições. Ele disse ainda estar em contato com universidades locais que já possuam cursos de cinema, para que elas também recebam atividades do evento.

    O Festival de Brasília deste ano acontece entre 16 e 23 de setembro, no Cine Brasília (além das outras cidades), e terá mostras competitivas e paralelas, encontros, debates, oficinas, seminários e lançamentos de livros e DVDs.

    No total, serão distribuídos R$ 625 mil em prêmios.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024