• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 15:08:34 -03

    Folha promove pré-estreia gratuita de 'Junho' na terça-feira

    DE SÃO PAULO

    01/06/2014 02h10

    A Folha promove pré-estreia gratuita do documentário "Junho", na terça-feira (3), às 20h, no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo (r. Augusta, 1.475).

    Produzido pela Folha, o filme marca o aniversário das manifestações de junho de 2013, quando milhares de pessoas foram às ruas das principais cidades do país para protestar, motivados pelo aumento das tarifas do transporte público.

    Depois da sessão, haverá debate mediado por Wainer, com o colunista da Folha Demétrio Magnoli, o pesquisador Pablo Ortellado, o coronel reformado da Polícia Militar José Vicente da Silva Filho e o militante do Movimento Passe Livre Leonardo Cordeiro. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão.

    A estreia oficial de "Junho" acontece no dia 5, nos Espaços Itaú de Cinema de São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Brasília. O filme será disponibilizado também via iTunes para mais de 90 países —o formato é inédito para o lançamento de um filme brasileiro no país.

    O longa é dirigido por João Wainer, usando imagens colhidas pela equipe de reportagem do "TV Folha" durante as semanas de manifestações em São Paulo, Rio, Brasília e outras cidades brasileiras em junho do ano passado.

    Veja o trailer de "Junho":

    Veja vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    A cobertura dos protestos recebeu o prêmio Esso de "Melhor Contribuição ao Telejornalismo", de 2013.

    Além das imagens dos protestos, que utilizaram drones de forma pioneira no Brasil em coberturas do tipo, "Junho" traz depoimentos de líderes dos manifestantes —Nina Capello e Lucas Monteiro—, comentários de jornalistas —Janio de Freitas, Clóvis Rossi, Juca Kfouri, Gilberto Dimenstein, Leonardo Sakamoto e Bruno Torturra— e análises de intelectuais —o britânico T. J. Clark, Boris Fausto, Marcos Nobre, Luiz Eduardo Soares, Sergio Adorno, Vladimir Safatle, Demétrio Magnoli, Luiz Felipe Pondé, Contardo Calligaris e Sergio Vaz.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024