• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 20:33:00 -03

    Filme 'Junho' tem pré-estreia gratuita hoje em SP

    DE SÃO PAULO

    03/06/2014 02h28

    A Folha, em parceria com o Espaço Itaú de Cinema - Augusta, promoverá nesta terça-feira (3), às 20h, pré-estreia gratuita do longa metragem "Junho", produzido pelo jornal e com distribuição da O2 Play.

    O filme foi dirigido pelo fotógrafo João Wainer, usando imagens colhidas pela equipe de reportagem do "TV Folha" durante as manifestações que tomaram o país em junho de 2013.

    A cobertura dos protestos recebeu o prêmio Esso de "Melhor Contribuição ao Telejornalismo", de 2013.

    Após a sessão, haverá debate com o colunista da Folha Demétrio Magnoli, o pesquisador da USP Pablo Ortellado, o coronel reformado da Polícia Militar José Vicente da Silva Filho e o militante do Movimento Passe Livre Leonardo Cordeiro. A mediação será feita por Wainer.

    Os interessados em participar poderão retirar os ingressos a partir das 19h na bilheteria do cinema —a disponibilidade está sujeita à lotação da sala.

    "Junho" estreia na quinta-feira (5), nas salas do Espaço Itaú de Cinema das cidades de São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Brasília.

    O filme será disponibilizado também via iTunes para mais de 90 países —formato inédito para o lançamento de um filme brasileiro no país.

    A estreia acontece a uma semana da abertura da Copa do Mundo, que se transformou num dos alvos dos manifestantes.

    Além das imagens feitas durante os protestos, "Junho" traz depoimentos de representantes dos manifestantes (Nina Capello e Lucas Monteiro) e comentários de jornalistas (Janio de Freitas, Clóvis Rossi, Juca Kfouri, Gilberto Dimenstein, Leonardo Sakamoto e Bruno Torturra).

    Intelectuais, como o crítico e historiador britânico T. J. Clark, o historiador Boris Fausto e o poeta Sergio Vaz, entre outros, também analisam as manifestações.

    JUNHO
    QUANDO pré-estreia nesta terça-feira (3), às 20h
    ONDE Espaço Itaú de Cinema - Augusta, r. Augusta, 1.475, tel. (11) 3288-6780
    QUANTO grátis
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024