• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 01:17:00 -03

    Pintura de Vermeer é autenticada e será leiloada por R$ 30 milhões

    DE SÃO PAULO

    09/06/2014 16h59

    Uma pintura foi autenticada na Holanda como tendo sido feita pelo artista do século 17 Johannes Vermeer (1632-1675) e será leiloada por R$ 30 milhões, segundo informou nesta segunda-feira (9) o jornal britânico "The Guardian".

    A casa de leilões Christie's fez o anúncio no início dessa semana, depois que análises científicas realizadas no Rijksmuseum, em Amsterdã, comprovaram que foi Vermeer o autor da obra.

    Conhecido por pintar imagens da vida doméstica do interior da Holanda, como nos quadros "Garota com Brinco de Pérola" (1665) e "Vista de Delft" (1661), o artista retratou nessa tela Santa Praxedes, uma santa do século 2 que costumava enterrar o corpo dos cristãos perseguidos e mortos.

    Efe
    Obra 'Santa Praxedes', autenticada como sendo de autoria de Johannes Vermeer (1632-1675)
    Obra 'Santa Praxedes', autenticada como sendo de autoria de Johannes Vermeer (1632-1675)

    Por isso, enquanto a santa segura um crucifixo em destaque no quadro, é possível ver que há um corpo decapitado ao fundo.

    Durante anos, a obra foi motivo de discórdia entre acadêmicos, embora ela tenha sido assinada e datada como sendo de 1655. A princípio, se sugeria que tivesse sido pintada quando Vermeer tinha 23 anos, tendo recém se convertido ao catolicismo e sendo muito influenciado pela arte italiana.

    Segundo a Christie's, as últimas análises mostram que o branco usado extensivamente na tela foi feito no norte da Europa e corresponde ao de outro quadro do pintor, "Diana e suas Companhias".

    Além disso, a casa afirma que o uso de um pigmento azul brilhante também é típico do trabalho do holandês.

    A venda será feita pelo espólio de uma colecionadora americana, a quem pertencia o quadro e que morreu no ano passado. Parte do dinheiro obtido será encaminhado à sua instituição de caridade.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024