• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 13:29:15 -03

    Moda se apropria da estética das guerreiras de 'Game of Thrones'

    PEDRO DINIZ
    COLUNISTA DA FOLHA

    15/06/2014 02h05

    Pelos, couro, brocados e cores sombrias. O visual de "Game of Thrones" já era moda antes de a série se tornar sucesso da TV americana.

    Mas o look dos guardiões de Castle Black é hoje reeditado por grifes que adicionam à indumentária gótica referências de nômades de culturas ancestrais, a exemplo da celta, e um militarismo rebuscado, com cores de folhas secas e brilhos aplicados, recriando a estética medieval.

    A série da TV guia, mesmo que de forma não declarada, temporadas como as de inverno 2015 da grife francesa Givenchy e da italiana Versace e as de verão 2014 do americano Marc Jacobs e da marca brasileira Animale.

    Preto e vinho definem a cartela das coleções. Os looks têm capuzes, ombros amplos, golas altas e texturas de pele que remetem a armaduras.

    O guarda-roupa das mulheres de King's Landing, com suas capas, mangas longas e seus decotes, poderia muito bem ter sido criado pelo libanês Elie Saab ou pela italiana Frida Giannini, da grife Gucci.

    Maior nome desse movimento, o italiano Riccardo Tisci coloca na alta-costura e no prêt-à-porter da Givenchy todos esses símbolos.

    Antes dele, o britânico Alexander McQueen (1969-2010) era um dos poucos a investir nessa mistura de força bruta e feminilidade, vista com reticência pelo olimpo da moda no início dos anos 2000.

    As grandes marcas percebem agora que, na guerra das sacolas, ganha quem melhor traduz o desejo do exército de mulheres que não abdica do glamour em busca do trono.

    Divulgação/Miguel Medina/AFP
    Figurino da série 'Game of Thrones' (esq.) inspira look do inverno 2015 da Givenchy
    Figurino da série 'Game of Thrones' (esq.) inspira look do inverno 2015 da Givenchy

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024