• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 04:42:40 -03

    Conheça duetos e parcerias de Michael Jackson, morto há cinco anos

    DE SÃO PAULO

    25/06/2014 16h54

    A morte do cantor americano Michael Jackson, considerado o "rei do pop", completa cinco anos nesta quarta-feira (25).

    As boas vendas de seu disco póstumo mais recente, "Xscape", que em sua semana de estreia chegou ao topo das paradas digitais em mais de 50 países, demonstram, porém, que seu legado está muito longe de acabar.

    O single de estreia de "Xscape", "Love Never Felt So Good", traz uma participação especial de Justin Timberlake, com vocais gravados depois da morte do "rei do pop".

    Assim, Timberlake se juntou a uma longa lista de duetos e parcerias que acompanharam Michael Jackson em seus mais de 40 anos de carreira. Relembre aqui algumas delas.

    (Observação: foram levados em conta apenas os duetos, nos quais os dois artistas cantam. Por isso, colaborações do astro com instrumentistas famosos, como Slash, Carlos Santana e Eddie Van Halen não estão listadas)

    *

    11) Com Stevie Wonder - "Get It"

    Vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    A faixa está no disco "Characters", de Stevie Wonder, lançado em 1987. Como curiosidade, no mesmo ano, Michael lançou o álbum "Bad", que também tem uma participação especial de Stevie, em "Just Good Friends".

    No final de "Get It", as vozes de ambos começam a repetir o refrão, fazendo do momento quase um duelo entre grandes astros da música americana.

    Os dois eram amigos e, anos mais tarde, Stevie cantaria no funeral de Michael.

    10) Com Diana Ross - "Ease on Down the Road"

    Vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    A música faz parte de um remake de "O Mágico de Oz" que só tinha atores negros no elenco, lançado em 1978 e dirigido por Sidney Lumet. Diana Ross substitui Judy Garland como Dorothy e Michael Jackson é o Espantalho.

    Todas as canções do filme foram adaptadas para versões R&B, sob a supervisão do produtor Quincy Jones, um dos maiores parceiros de Michael.

    Nessa música, Dorothy e o Espantalho incentivam um ao outro a tomar a Estrada dos Tijolos Amarelos enquanto falam palavras carinhosas.

    9) Com Lenny Kravitz - "(I Can't Make It) Another Day"

    Vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    A faixa é parte do disco póstumo "Michael", lançado em 2010 com algumas sobras de estúdio do cantor.

    Kravitz, porém, já havia gravado sua participação na música antes da morte de Michael. Os dois trabalharam juntos entre 1999 e 2001. Michael é a voz principal, enquanto Kravitz colabora com a guitarra e o "backing vocal".

    8) Com Akon - "Hold My Hand"

    Vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    "Hold My Hand" estava originalmente programada para aparecer no disco "Freedom" de Akon, lançado em 2008, mas acabou não ficando pronta a tempo.

    Por isso, ela foi lançada apenas dois anos depois, também no disco "Michael".

    Curiosamente, o compositor Claude Kelly não sabia da participação de Michael Jackson na música e acreditava que sua criação seria interpretada apenas por Akon. "Eu comecei a tremer ao ouvir a música pronta", revelou ele em entrevista à revista "Billboard".

    7) Com Notorious B.I.G. - "This Time Around"

    Vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    Ao gravar com um dos rappers mais polêmicos da história, Michael Jackson também mostrou seu lado "bad boy".

    "This Time Around" marca uma das poucas vezes em que o cantor fala um palavrão em suas músicas. Na letra, ele diz que não vai aceitar "no shit", algo como "merda nenhuma", em tradução livre.

    A faixa é parte do disco "HIStory" (1995) e traz os dois ídolos problemáticos da música negra americana falando sobre sobre as dificuldades da fama e do estrelato.

    6) Com Lionel Richie, Stevie Wonder, Billy Joel, Diana Ross, Willie Nelson, Bruce Springsteen, Bob Dylan, Ray Charles, entre muitos outros - "We Are The World"

    Vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    Uma das músicas pop mais conhecidas da história, não chega a ser um dueto: além de Michael, outros 43 artistas gravaram seus vocais para o single beneficente. A lista completa dos participantes pode ser encontrada aqui.

    Todos eles formaram o "supergrupo" USA For Africa em 1985. A intenção era levantar fundos para ajudar a combater a fome no continente africano.

    A pequena participação de Michael Jackson na música é compensada pelo fato de ser ele o nome responsável pela composição, em parceria com Lionel Richie.

    5) Com a princesa Stephanie de Mônaco - "In the Closet"

    Vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    "In the Closet" é parte do disco "Dangerous" (1991). O clipe traz Michael dançando de maneira sensual com a top model Naomi Campbell.

    O vocal feminino da faixa (que é mais falado do que cantado) foi atribuído a uma tal "Mistery Girl" ("garota misteriosa", em tradução livre), que acabou se revelando ninguém menos que a princesa Stephanie de Mônaco, filha de Grace Kelly.

    Naquele ano, a princesa havia acabado de lançar seu segundo disco como cantora —mas sua carreira musical não sobreviveu para além disso.

    4) Com Freddie Mercury - "There Must Be More to Life Than This"

    Vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    A música marca o encontro de duas das vozes mais inesquecíveis da década de 1980. O Queen e Michael discutiram por muito tempo a possibilidade de gravarem juntos.

    Em 1983, quando finalmente se reuniram em estúdio, gravaram três músicas que jamais foram lançadas oficialmente. Essa é a mais famosa delas, tendo vazado na internet em 2002.

    Os gênios fortes de Freddie e Michael, porém, impediram que os duetos continuassem. Diversas teorias dos biógrafos de ambos foram dadas para o desentendimento: alguns afirmam que o consumo de drogas de Freddie irritava o colega, enquanto outros dizem que Michael causou a briga por sua mania de querer manter controle absoluto de tudo que ocorria no estúdio.

    A música acabou sendo lançada apenas com os vocais do cantor do Queen em seu álbum solo "Mr. Bad Guy", de 1987.

    3) Com Mick Jagger - "State of Shock"

    Vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    "State of Shock" foi uma das sobras de estúdio da parceria entre Queen e o "rei do pop". Após desentendimentos entre as duas partes, Mick Jagger, o vocalista dos Rolling Stones, foi chamado para a versão oficial.

    A faixa está presente no disco "Victory" (1984), do The Jacksons, banda de Michael com os irmãos (antes conhecida como The Jackson 5). Foi o maior sucesso do álbum.

    Na letra, os dois cantam sobre uma garota que os deixa em "estado de choque".

    2) Com Eddie Murphy - "Whatzupwitu"

    Vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    O ator de "Shrek" e "Um Príncipe em Nova York" já se arriscou como cantor. No disco "Love's Alright", de 1993, ele chegou a convidar seu amigo Michael Jackson para essa música divertida.

    O clipe poderia facilmente figurar em um dos episódios de "Os Piores Clipes do Mundo", antigo programa da MTV apresentado por Marcos Mion, devido ao excesso de efeitos especiais, que hoje parecem muito datados.

    Vale pela curiosidade da parceria.

    1) Com Paul McCartney - "The Girl Is Mine"

    Vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    O ex-Beatle chegou a cantar outra música com Michael, "Say Say Say", para a qual os dois gravaram até um clipe juntos.

    É "The Girl is Mine", porém, que acaba por ser o melhor dueto de Michael Jackson. Numa disputa pela mesma garota, os dois fazem juras de amor e desafiam um ao outro —mesmo com Michael garantindo que é "um amante, não um lutador".

    Segundo a lenda, o "rei do pop" compôs a música enquanto assistia a desenhos animados ao lado de McCartney. Michael chegaria a definir a faixa como uma de suas favoritas em toda sua carreira.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024