• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 14:26:13 -03

    Cantor americano de soul Bobby Womack morre aos 70 anos

    DE SÃO PAULO

    27/06/2014 20h55

    O cantor americano de soul Bobby Womack, considerado uma das maiores vozes do gênero, morreu nesta sexta-feira (27) aos 70 anos. Um representante de sua gravadora, XL Recordings, confirmou a notícia à revista "Rolling Stone", mas disse que as causas da morte ainda são desconhecidas.

    Filho de músicos, Womack começou sua carreira ao lado de seus irmãos Curtis, Harry, Cecil e Friendly Jr., na banda Curtis Womack and the Womack Brothers.

    O grupo foi contratado por outro cantor negro famoso, Sam Cooke, para a SAR Records, em 1960. Lá, lançaram diversos singles gospel, antes de mudarem o nome da banda para The Valentinos e tocarem música secular, influenciados pelos sons do soul e do R&B.

    O primeiro hit dos Rolling Stones, "It's All Over Now" (1964), foi uma versão de uma música dos Valentinos, composta por Womack.

    Womack deixou o grupo em 1965 e passou a gravar com outros artistas. Tocou guitarra em discos de Elvis Presley, Aretha Franklin, Marvin Gaye, Jimi Hendrix e Janis Joplin —de quem se despediu poucas horas antes de a cantora ter sido encontrada morta, por uma overdose de heroína, em 1970.

    Seu primeiro álbum solo veio apenas em 1968, com "Fly me to the Moon".

    Os grandes sucessos aconteceram na década seguinte, com discos como "Understanding" e "Across 110th Street", ambos de 1972, "Facts of Life", de 1973, e "Lookin' for a Love Again", de 1974.

    Após a morte de seu irmão Harry, nesse mesmo ano, a carreira de Womack ficou estagnada. O cantor só voltou aos holofotes com o hit "If You Think You're Lonely Now", de 1981.

    A década de 1980, porém, foi um dos pontos baixos da vida artística e pessoal de Womack, devido a sua luta contra as drogas.

    À reabilitação, se somaram outros problemas de saúde, como diabetes, pneumonia, câncer de cólon e alguns sinais do Mal de Alzheimer.

    Em 2012, Womack foi chamado por Damon Albarn, líder das bandas Blur e Gorillaz, para gravar um novo disco, "The Bravest Man in the Universe". Foi seu primeiro álbum em mais de dez anos e se tornou um sucesso, entrando para a lista de melhores discos do ano de diversas publicações, incluindo a "Rolling Stone".

    O cantor vinha gravando um novo disco, que tinha o título provisório de "The Best is Yet to Come". Estavam cotados para participar do álbum artistas como Stevie Wonder, Rod Stewart e Snoop Dogg.

    Bobby Womack foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 2009. Ao longo da carreira, lançou 27 discos. No ano passado, veio ao Brasil para tocar em novembro no festival Back2Black, no Rio e em São Paulo.

    Em entrevista, disse à Folha que seu disco preferido era o gravado ao lado de Albarn.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024