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    Além de sacudir a música, Pharrell Williams é o novo Midas da moda

    PEDRO DINIZ
    COLUNISTA DA FOLHA

    04/07/2014 02h02

    "Ele é o cara." A frase está na boca de todos os cronistas e críticos de música que reverenciam Pharrell Williams. Neste ano, caiu a ficha também do mundo da moda: o rapper norte-americano de 41 anos deve ser "o cara" das passarelas, das vitrines e do faturamento das grifes.

    Só no primeiro semestre, foram anunciadas quatro parcerias com grifes grandes.

    A grife japonesa Comme des Garçons criou um perfume com o nome do último disco do rapper, "Girl", lançado em março —e que está no topo das paradas de sucesso americanas e europeias.

    Para a rede de lojas Uniqlo, também japonesa, ele assinou em abril uma linha de camisetas e chapéus —acessórios que viraram sua marca registrada em shows e aparições públicas.

    Mas é em setembro que Pharrell dará o maior salto da sua carreira na moda. Está programado para esse período o lançamento de diversas coleções de roupas inspiradas no seu estilo envolvendo a grife esportiva alemã Adidas e a marca holandesa G-Star.

    As duas parcerias são de longo prazo. O rapper vai se tornar uma espécie de consultor criativo e estilista nos lançamentos das roupas, que vão de jeans a casacos esportivos (os "hoodies") ecologicamente corretos.

    A tecelagem americana Bionic Yarn, especializada em fios desenvolvidos a partir de garrafas de plástico, está por trás da empreitada.

    A empresa, ao lado da G-Star, afirma ter retirado dez toneladas de garrafas PET do oceano para desenvolver calças, camisetas, casacos, chapéus e calçados.

    O projeto, intitulado "Raw for the Oceans", ganhou o grande prêmio de design de Cannes de 2014. Com a chancela de Pharrell, as roupas chegarão aos pontos de venda da G-Star no Brasil até o fim do ano, com preços de R$ 170 a R$ 700 a unidade.

    "Descobrimos uma forma de mostrar à sociedade americana que ela está errada ao consumir tanto sem pensar nas consequências. Pharrell é sensível a esses problemas e abraçou a causa", diz Tyson Toussat, da Bionic.

    Os mesmos fios sustentáveis serão usados nas coleções criadas com o músico para a Adidas.

    "Esse tipo de parceria é muito importante para mim, porque eu cresci usando a marca", disse Pharrell na ocasião do anúncio da Adidas, em março deste ano.

    ESTÉTICA POP

    O casamento entre música, moda e tecnologia é a grande receita de Pharrell Williams, segundo André Oliveira, diretor de tendências da consultoria Box 1824. Para ele, o rapper se tornou "a nova Lady Gaga da moda".

    "Ele tem o toque de Midas na indústria fonográfica e, agora, no mundo fashion.Tornou-se um diretor de tendências, que entende a cultura jovem e seus desejos. Ele não é só um grande perfomer, mas o maior pensador da indústria cultural hoje", diz.

    Pharrell é a prova de que a cultura pop não está interessada em jovens descolados como Miley Cyrus, que, por sinal, foi ele quem criou, "mas nos que são sensíveis para prever o futuro", conclui.

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