• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 19:22:28 -03

    Transformismo é tema de filme do Festival de Paulínia

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    09/07/2014 02h33

    O filme "Castanha", de Davi Pretto, acompanha o cotidiano do ator João Carlos Castanha, transformista na faixa dos cinquenta que divide um pequeno apartamento com a mãe.

    Durante o dia, Castanha usa boné e casaco de moletom. À noite, ele dá corpo a Maria Helena, drag queen debochada que circula pelas boates gays de Porto Alegre.

    A produção é uma das nove que participam da mostra competitiva do Festival de Cinema de Paulínia. O evento começa no próximo dia 22 na cidade do interior paulista.

    Esse é o primeiro longa-metragem dirigido pelo gaúcho Pretto, 26. Ele disputa com obras dos veteranos Domingos Oliveira ("Infância") e Lírio Ferreira ("Sangue Azul").

    Pedro Cupertino
    Cena do filme 'Castanha', de David Pretto, que será exibido no Festival de Paulínia
    Cena do filme 'Castanha', de David Pretto, que será exibido no Festival de Paulínia

    Apesar de ser enquadrado como ficção, o filme de Pretto esbarra no documentário ao registrar o cotidiano do protagonista. Castanha, nome do personagem e do ator, é transformista na vida real; as locações do filme são os lugares que frequenta.

    Pretto diz que o filme, exibido no último Festival de Berlim, não levanta bandeiras nem entra na "onda drag", em voga na TV e na música. "Ficam batendo na tecla do transformismo como algo radical, quando é só outra opção. Com o filme, queria mostrar alguém que se reinventa."

    Transformista há 32 anos, Castanha, 53, vê mudanças na maneira como as drags são tratadas hoje.

    "A televisão diversificou os personagens. Não é mais só a bicha caricata tipo 'A Praça É Nossa", diz o ator.

    Ele nota diferença entre seus companheiros de palco de outra geração: "O pessoal que faz o cômico, como eu, está sumindo. A gurizada hoje delira com salto alto, quer ter peito, bunda".

    A sexta edição do festival está maior que a do ano passado e traz de volta a mostra de filmes estrangeiros.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024