• Ilustrada

    Friday, 03-May-2024 22:35:33 -03

    Canal pago Viva embarca na moda do além-vida com 'A Viagem'

    ISABELLE MOREIRA LIMA
    DE SÃO PAULO

    14/07/2014 02h10

    A atual moda sobrenatural na TV, representada por séries como "Resurection" e "The Walking Dead", ganha um reforço com "A Viagem" (1994), que volta ao ar pelo canal pago Viva a partir desta segunda-feira (14).

    Escrita por Ivani Ribeiro (1916 - 1995), a novela tem como tema central a vida após a morte e traz uma abordagem ligada ao espiritismo.

    O folhetim começa com os crimes e os castigos de Alexandre (Guilherme Fontes), um delinquente de família rica que se mata na cadeia. No além, ele fica alocado no vale dos suicidas, de onde passa a atormentar seus desafetos ainda vivos, entre eles o irmão (Miguel Falabella) e o cunhado (Maurício Mattar).

    "O Alexandre é um bad boy. Inferniza, incorpora, altera comportamentos, tortura. É um grande vilão. E eu o fiz com uma carga dramática muito densa. O visual meio platinado, meio largado. Um só figurino", afirma Fontes sobre o personagem que inclui entre os mais importantes de sua carreira.

    Parte do sucesso da produção, que já foi exibida três vezes após sua estreia, deve-se ao romance transcendental entre Diná (Christiane Torloni), irmã de Alexandre, e Otávio (Antonio Fagundes), criminalista que se recusou a ajudar Alexandre no começo da trama.

    Divulgação
    Christiane Torloni e Guilherme Fontes em 'A Viagem'
    Christiane Torloni e Guilherme Fontes em 'A Viagem'

    No início, Diná e Otávio não se bicam. Depois, ela, que vivia um relacionamento marcado pelo ciúme com Téo (Mattar), percebe que Otávio pode mostrar-lhe uma vida mais tranquila.

    O problema é que Otávio morre repentinamente em um acidente. Ele passa a enviar sinais para Diná, que pouco depois adoece e também morre. Os dois se reencontram em um lugar chamado Nosso Lar.

    Para Christiane Torloni, o maior trunfo da novela é atravessar décadas intacta. "É uma trama muito humana. E é muito bonito vê-la hoje porque é um resgate, em pleno século 21, dos valores mais profundos da humanidade", afirma. "A Viagem" teve uma primeira versão produzida em 1975 pela TV Tupi.

    Para a atriz, uma das qualidades de Ivani Ribeiro como autora era criar personagens muito próximos do que são as pessoas reais.

    "A Diná é uma anti-heroína. Não dá para se apaixonar por personagens que estão acima do bem e do mal."

    No elenco de "A Viagem" estão ainda Andréa Beltrão, Lucinha Lins, Laura Cardoso e Claudio Cavalcanti.

    NA TV
    A Viagem
    Estreia da novela
    QUANDO segunda (14), 14h30, Viva

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024