• Ilustrada

    Wednesday, 01-May-2024 06:34:19 -03

    Papagaio morto do Monty Python ganha estátua em Londres

    DE SÃO PAULO

    15/07/2014 16h44

    Um papagaio morto, tema central de um famoso esquete do grupo humorístico Monty Python, ganhou uma réplica gigante, exposta no centro de Londres, Reino Unido.

    De acordo com a revista "Independent", a escultura de aproximadamente 15 metros levou mais de dois meses para ser feita e está agora exposta de cabeça para baixo no parque londrino Potters Fields, próximo da Tower Bridge, a ponte ícone da cidade.

    "Somos todos fãs do Monty Python então ficamos muito felizes quando recebemos a autorização para criar o Azul Norueguês em uma escala gigante", disse o escultor Iain Prendergast. Segundo ele, sua obra apresenta o "híbrido colorido do papagaio morto".

    Reprodução/Twitter/TheO2
    A réplica gigante do 'papagaio morto' do Monty Python
    A réplica gigante do 'papagaio morto' do Monty Python

    No esquete "The Dead Parrot" (o papagaio morto), de 1969, os comediantes John Cleese e Michael Palin discutem o estado existencial do papagaio "azul norueguês", criando eufemismos para se referir a sua morte.

    O papagaio será transferido posteriormente para a arena O2, onde os integrantes remanescentes do grupo de humor —Cleese, Palin, Eric Idle, Terry Gilliam e Terry Jones— fazem uma temporada de dez apresentações, marcando o retorno da trupe que revolucionou a televisão britânica nos anos 1970.

    A última performance, no dia 20 de julho, foi anunciada como sendo definitivamente a última que reunirá os cinco membros (o sexto Python, Graham Chapman, morreu em 1989). Ela será transmitida pelo canal de TV britânico Gold e exibida ao vivo no cinema.

    CRÍTICA

    A primeira apresentação de retorno do grupo aconteceu no dia 1º de julho, na capital inglesa. Na ocasião, o grupo encenou vários dos esquetes cômicos que se tornaram famosas mundialmente na televisão.

    No entanto, pelo fato de se apoiarem exclusivamente em material já conhecido, a crítica não perdoou os comediantes. O jornal britânico "The Guardian" publicou que algumas das piadas "envelheceram", embora tenha ressaltado que é preciso "ter um coração de pedra" para não rir delas.

    Após as más avaliações, ingressos estão sendo vendidos no site de vendas on-line Groupon por metade dos preços iniciais. Quando anunciada a performance do grupo, no segundo semestre do ano passado, as entradas se esgotaram em 23 segundos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024