• Ilustrada

    Sunday, 19-May-2024 20:09:11 -03

    Igreja volta atrás e libera imagem do Cristo no filme 'Rio, Eu Te Amo'

    DE SÃO PAULO

    21/07/2014 17h08

    A Arquidiocese do Rio, detentora dos direitos sobre o uso da imagem do Cristo Redentor, decidiu autorizar a aparição da estátua no trecho do filme "Rio, Eu Te Amo" dirigido por José Padilha (de "Tropa de Elite") e protagonizado por Wagner Moura.

    O trecho havia sido censurado em abril e, com isso, cortado da versão do filme que será lançada em setembro. Com a mobilização em torno do veto, porém, a Arquidiocese decidiu voltar atrás.

    Segundo o comunicado recebido pela Conspiração Filmes, produtora do longa, "o Vicariato para a Comunicação Social e a Assessoria de Imprensa da Arquidiocese entenderam que o episódio não visou interesse religioso no trato à imagem do Cristo Redentor, portanto não houve desrespeito ao Cristo ou à religião católica."

    O longa reúne dez histórias e 11 diretores e faz parte da franquia "Cities of Love, que já retratou Paris e Nova York.

    Divulgação
    Wagner Moura em gravação do trecho dirigido por José Padilha em 'Rio, Eu Te Amo
    Wagner Moura em gravação do trecho dirigido por José Padilha em 'Rio, Eu Te Amo'

    No trecho "Inútil Paisagem", Moura salta de asa-delta e, enquanto sobrevoa o Rio, fala com o Cristo sobre suas crises existenciais.

    Os produtores do filme afirmam, em nota, que começam agora o trabalho para tentar incluir o episódio na versão para os cinemas brasileiros, cuja estreia está marcada para 11 de setembro.

    Em entrevista no início deste mês, o produtor Pedro Buarque de Hollanda afirmou que o veto era uma censura à liberdade de expressão e que houve diversas tentativas de reverter a decisão da Cúria, sem sucesso.
    O veto também havia sido criticado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, para quem, além de patrimônio da Arquidiocese, a estátua é também um ícone da cidade.

    Inaugurada em 1931, a estátua do Cristo Redentor virou um símbolo da cidade sob a guarda da Igreja.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024