• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 17:34:23 -03

    Peça de Zé Celso Martinez mostra fim de relação de Cacilda Becker

    GABRIELA MELLÃO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    26/07/2014 02h43

    Ainda há três textos sobre Cacilda Becker escritos por Zé Celso Martinez prontos para serem encenados, mas por ora o diretor do Teatro Oficina anuncia "Cacilda!!!!! A Rainha Decapitada" como o quinto e último espetáculo sobre a atriz brasileira.

    "É preciso dar um tempo a este trabalho intenso e exigente demais", diz Zé Celso.

    Segundo conta, ele só encontra equivalente para um personagem como Cacilda em Cleópatra e Rosalinda, protagonista de "Do Jeito que Você Gosta", de Shakespeare.

    "Cacilda é uma semente a ser devorada e replantada em nós", afirma.

    Divulgação
    Camila Mota e Roderick Himeros em 'Cacilda!!!!! A Rainha Decapitada'
    Camila Mota e Roderick Himeros em 'Cacilda!!!!! A Rainha Decapitada'

    O fim da relação amorosa entre Cacilda Becker (1921-1969) e Adolfo Celi (1922-1986), primeiro diretor artístico do Teatro Brasileiro de Comédia, é tema central do novo musical.

    A atriz Tônia Carrero (Joana Medeiros), novo foco da paixão de Celi (Roderick Himeros), destrona Cacilda (interpretada por Camila Mota e Sylvia Prado). Sua coroa é caçada por Carrero, montada em um cavalo.

    Três textos interpretados por Cacilda ajudam a contar seu drama: as peças "Seis Personagens à Procura de um Autor", de Luigi Pirandello, "Antígona", de Sófocles, e "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas Filho.
    "Cacilda!!!!! A Rainha Decapitada" se inicia com o texto de Pirandello, encenado por Celi em 1951 e visto por Zé Celso como apogeu do reinado de Cacilda no Teatro Brasileiro de Comédia.

    Trechos de "A Dama das Camélias" se tornam diálogos de uma Cacilda ciumenta que antevê seu abandono. Somente após viver Antígona e sentir na pele a catarse promovida pela tragédia de Sófocles é que consegue enterrar seu amor e se vê pronta para seguir seu caminho.

    Para Zé Celso, o término da paixão entre Cacilda e Celi representa um luto da artista no labirinto de sua vida.

    "O fim de um amor é um percurso de morte de qualquer ser humano apaixonado, até que, como exalta Cacilda em cena: 'Depois de uma grande decepção, nasce um novo entusiasmo!'."

    CACILDA!!!!! A RAINHA DECAPITADA
    QUANDO sáb. e dom. às 19h; até 14/09
    ONDE Teatro Oficina, r. Jaceguai, 520, tel. (11) 3106-2818
    QUANTO de R$ 5 a R$ 30
    CLASSIFICAÇÃO 14 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024