• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 01:57:47 -03

    Perda na juventude é tema da peça 'Submarino'

    GABRIELA MELLÃO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    30/07/2014 02h15

    A piscina é cenográfica. Não possui uma gota de água. Mesmo assim dá a sensação de que "Submarino", peça de Leonardo Moreira que estreia neste sábado (2), se passa em um mundo submerso.

    "Parti de uma imagem que é impossível reproduzir. A indicação do autor diz: 'Todos mergulham ao mesmo tempo'. Como fazer isso em um palco?", se perguntou o diretor Pedro Granato.

    A resposta veio após um mês de ensaios numa piscina real. A experiência foi fundamental para encontrar a plasticidade do espetáculo, assim como as sensações e os movimentos lentos e fluídos dos personagens, próprios de quando se está na água.

    Lenise Pinheiro/Folhapress
    Da esq., atores Matheus Polimeno, Jonatan Justolin, Gabriel Tavares e Pedro Monteiro em 'Submarino'
    Da esq., atores Matheus Polimeno, Jonatan Justolin, Gabriel Tavares e Pedro Monteiro em 'Submarino'

    "Também foi importante para o casal central sentir como é se beijar embaixo d'água, o sentimento que esse 'esconderijo' traz", complementa o diretor, que cria a piscina cenográfica servindo-se de uma iluminação de diferentes tons de azul e de um cenário composto por uma plataforma de madeira que sugere oito raias, forradas com lona de piscina.

    Composta por 11 cenas curtas, a peça apresenta um ano na vida de adolescentes de um curso de natação, os quais se veem obrigados a lidar com a morte de um dos colegas da aula.
    'rito de passagem'

    "'Submarino' fala do tempo, do amadurecimento, do aprendizado gerado através da perda. A água, de algum modo, acho que se conecta a essa ideia de algo transitório, que se desmorona, se desfaz e se refaz", diz Moreira, autor da Cia. Hiato, considerado um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira atual.

    Já Granato define a peça como um rito de passagem. "Ela discute como podemos transformar dor em memória e como o tempo altera pessoas e relações."

    A passagem de tempo aparece implícita nos diálogos contínuos. "A sensação de ausência vai desaparecendo com o tempo, virando uma memória, sendo esquecida. E a vida continua. É ao mesmo tempo violento e bonito que a vida continue após uma grande perda. Como é trágico e ao mesmo tempo patético que o distanciamento da dor não a elimine, mas a torne comum", diz Moreira.

    SUBMARINO
    QUANDO sáb., às 20h, e dom., às 19h; até 17/8
    ONDE Teatro Cultura Inglesa, r. Dep. Lacerda Franco, 333, tel. (11) 3032-4888
    QUANTO grátis
    CLASSIFICAÇÃO 14 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024