• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 00:42:57 -03

    Espetáculo retrata quadrilátero amoroso

    FERNANDA REIS
    DE SÃO PAULO

    30/07/2014 02h23

    Leopold é um homem de negócios de 50 anos que encontra o jovem Franz na rua e o convida para beber algo em sua casa. Conversa vai, conversa vem, os dois passam a noite juntos e engatam um relacionamento, perturbado pela chegada das ex-namoradas de ambos ao apartamento.

    "Gotas d'Água Sobre Pedras Escaldantes", trama de Rainer Werner Fassbinder (1945-1982), que virou filme de François Ozon em 2000, ganha encenação de Rafael Gomes, de "Música para Cortar os Pulsos", vencedora do prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte de melhor peça jovem de 2010.

    A história é tensa desde a cena inicial, quando Leopold (Luciano Chirolli) seduz Franz (Felipe Aidar) com um interrogatório sobre suas fantasias com homens mais velhos e se complica ainda mais quando Anna (Nana Yazbek) e Vera (Gilda Nomacce) reaparecem na vida da dupla.

    Rafael Gomes/Divulgação
    Felipe Aidar e Gilda Nomacce em cena da peça 'Gotas d’'Água Sobre Pedras Escaldantes'
    Felipe Aidar e Gilda Nomacce em cena da peça 'Gotas d’'Água Sobre Pedras Escaldantes'

    Juntos no pequeno apartamento no qual a história toda é ambientada, os quatro entram num perigoso jogo de sedução, formando uma espécie de quadrilátero amoroso. "Esse texto tem um jorro de energia vital. Os sentimentos de todos estão em ebulição", diz Gomes.

    A música tem um papel importante na montagem —antes mesmo de a peça começar, uma vitrola num canto do pequenino espaço recebe o público. Durante a peça, a trilha é eclética. Após dormir com Leopold pela primeira vez e deixar Anna, com quem iria se casar, Franz dança ao som de "Living on a Prayer", de Bon Jovi.

    Uma versão mais lenta de "Toxic", de Britney Spears", e "I Wanna Be Loved by You", cantada por Marilyn Monroe, também pontuam momentos importantes da trama.

    "Houve muita colaboração na escolha da trilha. Os atores fizeram sugestões e há algumas canções que são obsessões minhas", diz Gomes. "Trabalhamos com essas músicas nos ensaios e elas viraram uma cola para a peça."

    GOTAS D'ÁGUA SOBRE PEDRAS ESCALDANTES
    QUANDO sex., às 21h30, sáb., às 21h, e dom., às 20h. Até 21/9
    ONDE Instituto Cultural Capobianco, r. Álvares de Carvalho, 97, tel. (11) 3255-8065
    QUANTO de R$ 15 a R$ 30
    CLASSIFICAÇÃO 14 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024