• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 16:29:08 -03

    Amizades com Foucault e Ezequiel Neves são abordadas em mesa

    FERNANDA REIS
    ENVIADA ESPECIAL A PARATY

    31/07/2014 23h17

    Na última mesa desta quinta-feira (31), o francês Mathieu Lindon, autor de "O que Amar Quer Dizer", e o brasileiro Silviano Santiago, de "Mil Rosas Roubadas", conversaram sobre suas obras, que versam sobre amizades decisivas, que mudaram as vidas de seus narradores.

    Lindon, que foi amigo do filósofo Michel Foucault em seus últimos seis anos de vida, contou que resolveu abordar sua relação com ele porque Foucault foi muito importante em sua vida. "Minha amizade com ele representou minha juventude e pode representar a juventude de qualquer um", disse.

    A discussão do significado de uma amizade foi o ponto alto da conversa dos dois. "Só numa amizade a gente se dá verdadeiramente por inteiro", afirmou Lindon.

    Santiago, que em seu livro fala da relação de mais de 50 anos com Ezequiel Neves, o Zeca, tem uma visão de amizade menos romântica. "Tenho muita dificuldade em me refletir no outro. A ideia de amizade para mim não é de tranquilidade, não me traz nenhum equilíbrio", disse. "É isso que me encantou no Zeca: o fato de que ele não correspondia à imagem que eu tinha de mim mesmo."

    Os simpáticos escritores, que leram trechos de seus livros ao público, dialogaram pouco entre si, resultando numa mesa sem grandes emoções.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024