• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 06:32:46 -03

    Italiano Rinaldo Alessandrini conduz obra baseada em Goethe

    PAULO GOMES
    DE SÃO PAULO

    02/08/2014 02h50

    O maestro italiano Rinaldo Alessandrini volta a se apresentar no Theatro Municipal de São Paulo nestes sábado (2) e domingo (3), com a Orquestra Sinfônica Municipal (OSM) e o Coral Paulistano Mário de Andrade.

    Em 2013, a apresentação do regente com a OSM e o Coral foi eleita pelo "Guia da Folha" como o melhor concerto nacional do ano.

    Se no ano passado o apelo da programação era o "Réquiem", de Mozart, desta vez o destaque é o poema sinfônico "Meeresstille und Glückliche Fahrt" (ou "Mar Calmo e Viagem Próspera"), do alemão Felix Mendelssohn (1809-1847).

    A obra é baseada nos dois poemas homônimos do também germânico Wolfgang Goethe (1749-1832).

    Ernesto Rodrigues/Folhapress
    O maestro italiano Rinaldo Alessandrini volta a reger a Orquestra Sinfônica Municipal
    O maestro italiano Rinaldo Alessandrini volta a reger a Orquestra Sinfônica Municipal

    Alessandrini afirma não sentir qualquer pressão por conta do sucesso de sua visita anterior ao país. "Não corro atrás de prêmios. O que tento fazer é trazer música que seja atraente para a orquestra tocar", diz.

    A proposta de estimular os músicos é uma forma de construir uma relação de confiança em período tão curto. "É importante para um regente ver que a orquestra reagiu, que está interessada no que está sendo proposto".

    Com isso, o maestro afirma que consegue enxergar um desenvolvimento sensível na OSM e que esta capacidade de reação é a característica mais interessante que uma orquestra pode ter.

    "Posso dizer que a qualidade é boa quando a orquestra, ao final do trabalho, é melhor do que no início. É muito empolgante vê-la melhorando ao longo dos ensaios."

    MAR CALMO

    Aos 12 anos, Mendelssohn conheceu Goethe, já consagrado. O poeta e escritor comparou o jovem músico a Mozart pelo talento imberbe e o autorizou a musicar alguns de seus poemas.

    O compositor o fez exclusivamente para orquestra, ao contrário de Beethoven, que também tem uma adaptação de "Mar Calmo e Viagem Próspera", mas com coro.

    O primeiro texto descreve um cenário melancólico e solitário em alto mar, refletido no sutil movimento inicial da versão de Mendelssohn.

    O complementar "Viagem Próspera" conta a excitação diante de um dia de viagem promissor, que culmina no avistar de terra firme, alegria expressa na versão sonora.

    Antes de "Mar Calmo e Viagem Próspera", a OSM e o Coral interpretam "Lux Aeterna", do americano Morten Lauridsen, cantata com potencial para impressionar o público. Completam a programação outras peças de Mendelssohn, "Infelice" e o "Salmo 42", com a mezzo-soprano italiana Monica Bacelli.

    OSM E RINALDO ALESSANDRINI
    QUANDO sábado (2) às 20h e domingo (3) às 11h
    ONDE Theatro Municipal, pça. Ramos de Azevedo, s/nº, São Paulo
    QUANTO de R$ 20 a R$ 60 pelo site compreingressos.com, tel. (11) 2626-0857, ou bilheteria
    CLASSIFICAÇÃO 10 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024