• Ilustrada

    Saturday, 05-Oct-2024 16:27:37 -03

    Tiroteio entre PM e assaltantes assusta visitantes da Flip em Paraty

    ROBERTO DE OLIVEIRA
    ENVIADO ESPECIAL A PARATY

    03/08/2014 15h43

    Moradores e turistas levaram um susto ao assistirem a uma perseguição policial com PMs de arma em punho, neste domingo (3), em frente à tenda dos autores da Flip, em Paraty. Por volta das 11h40, policiais militares seguiam um Palio preto após suspeitos atirarem contra a PM. Ninguém ficou ferido. O rapaz, que dirigia o carro, foi detido.

    "É muita audácia dos criminosos. Quem poderia imaginar uma ação dessas?", disse a advogada carioca Joe de Faria Gomes, 53, que veio a Paraty por causa da festa literária.

    Segundo o Mapa da Violência do governo, Paraty é a terceira cidade mais violenta do Estado do Rio, conforme a Folha revelou na edição do último sábado (2).

    Segundo a PM, quatros suspeitos de assalto na praia do Jabaquara, em Paraty, estavam sendo monitorados pela polícia quando fugiram de uma perseguição policial e dispararam quatro ou cinco tiros contra policiais militares em plena avenida Beira Rio, uma das mais importantes e movimentadas da cidade histórica.

    Os disparos ocorreram próximos à ponte nova, a cerca de 2 km do burburinho da Flip.

    Veja vídeo

    Os suspeitos, segundo relatos de moradores e da própria PM, jogaram uma arma no rio Perequê-Açú. Um outro revólver teria sido dispensado pelos suspeitos num terreno baldio. Policiais vasculharam o local, mas até o momento nada foi encontrado.

    "Num evento de fama internacional como esse, a gente não imagina que possa acontecer algo assim", disse a professora Vera Lúcia Farias da Silva, 60, de Cabo Frio. "Isso não pode arranhar a imagem da Flip, mas nos tira aquela impressão de que estamos seguros num evento como esse."

    A PM informou que o Pálio, apesar de ter placas de Cunha (SP), é de um morador de Paraty, que será investigado.

    Ainda de acordo com a polícia, os três suspeitos que conseguiram fugir seriam de uma favela do complexo do Alemão, no Rio, que aproveitaram o movimento turístico em Paraty durante a Flip para praticar roubos e furtos.

    "A cidade está lotada e acontece uma coisa dessas. É assustador", disse a supervisora de vendas Ivi Gomes, 27, moradora do Rio. "Infelizmente, as regiões turísticas estão se tornando alvos de bandidos que se sentem ameaçados pela ação das UPPs no Rio e migram para essas áreas."

    A PM reforçou o policiamento na região. Disse que a busca pelos outros três suspeitos irá continuar.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024