• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 22:02:09 -03

    Fernanda Torres transforma mesa literária em show

    FERNANDA REIS
    ENVIADA ESPECIAL A PARATY

    03/08/2014 15h50

    Em sua primeira fala na mesa que dividiu com o peruano Daniel Alarcón neste domingo (3), a atriz, escritora e colunista da Folha Fernanda Torres disse que estava sentindo um "pânico cênico". O pavor, no entanto, durou cerca de dois minutos. Bastante à vontade, Fernanda transformou a mesa em um show.

    Após ler um trecho de seu romance "Fim" (Companhia das Letras), a atriz engatou uma série de perguntas a Alarcón, deixando o mediador Ángel Gurría-Quintana um pouco calado. O público viu graça na situação e Fernanda brincou: "Do que vocês estão rindo?".

    "Você começa a escrever sabendo o que vai acontecer com seus personagens?", perguntou ela ao colega. "Nunca. É ineficiente. Eles me surpreendem e isso faz parte da beleza da escrita. Eu acordava às 3h e dizia a minha mulher: 'Carolina, o que aconteceu com Nelson?'", respondeu Alarcón sobre o processo de escrita de "À Noite Andamos em Círculos" (Alfaguara).

    O autor, que mora nos Estados Unidos, contou que prefere escrever em inglês, apesar da temática de suas obras ser latino-americana. "É bonito escrever sobre o Peru em inglês. Quando escrevo sobre os Estados Unidos, faço em espanhol. A separação linguística me dá certa liberdade."

    "Já procurou um psiquiatra para falar sobre isso?", brincou Fernanda. Em seguida, mais séria, disse: "Para mim é parecido. Escrever em primeira pessoa do ponto de vista masculino fez isso por mim, me deu essa distância".

    Fernanda disse que hoje, como romancista, sente-se num lugar mais nobre do que a "desgraça" de onde veio. "Eu sou a Fátima!", brincou sobre sua personagem na sitcom "Tapas & Beijos", da Globo. "Há três dias eu estava gravando uma cena de striptease na boate La Conga! O ator não vale nada, o escritor vale muito."

    Alarcón riu e disse que tinha se perdido na conversa quando ela mencionou o striptease. Depois de explicar a trama da sitcom para ele em espanhol, ela brincou que eles deveriam fazer um strip mais tarde. "Ele entra com o Peru!", riu. "O show está marcado para esta mesma tenda, às 22h", disse Gurría-Quintana, entrando no clima.

    Os dois autores afirmaram que a escrita do primeiro romance foi muito fácil. "Nem me lembro de ter escrito. Só sei que aconteceu porque os arquivos estão salvos no meu computador", disse ele.

    Ao fim da mesa, o mediador leu uma pergunta de Fernanda Montenegro para a filha, sobre Millôr Fernandes, o homenageado deste ano da Flip. "Ele era o amigo mais inteligente dos meus pais. Era o homem mais livre e sagaz que já conheci. Ele e João Ubaldo", respondeu ela.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024