• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 19:40:54 -03

    Histórias assustadoras do interior são base da série 'Animal'

    ISABELLE MOREIRA LIMA
    DE SÃO PAULO

    05/08/2014 02h42

    Histórias bizarras e assustadoras permeiam a nova série de suspense do GNT, "Animal", promete o autor e diretor, Paulo Nascimento. A coprodução inédita do canal pago com a nave-mãe Globo, que traz Edson Celulari e Cristiana Oliveira como protagonistas, estreia nesta quarta (6).

    A trama, que se passa em uma cidade fictícia do interior do Rio Grande do Sul e foi filmada em Minas do Camaquã (RS), tem como centro a história de um biólogo portador de teriantropia, distúrbio psquiátrico raro que faz seu portador agir como um animal. No caso do personagem de Celulari, como um puma.

    "O interior tem histórias absurdas. Na cidade grande, a vida fica meio disfarçada. Coisas bizarras acontecem, mas não afloram. Nas cidades pequenas, são mais evidentes e assustadoras", diz Paulo Nascimento.

    Divulgação
    Edson Celulari interpreta o biólogo Gil na série 'Animal', do GNT
    Edson Celulari interpreta o biólogo Gil na série 'Animal', do GNT

    O diretor acrescenta que virou um "pesquisador de fatos aterradores". O resultado será visto em tramas paralelas de 'Animal'. Além do homem-puma, há uma comunidade de virgens que esperam extraterrestres.

    "Eu não entrei no sobrenatural, no realismo fantástico, mas é uma viagem das coisas que existem por aí", afirma Nascimento, que diz ter usado notícias verdadeiras para alimentar sua trama.

    Com discurso semelhante, em entrevista à Folha, Edson Celulari faz questão de deixar claro que seu personagem não é um lobisomem. "Ele é vítima de um distúrbio psíquico que existe, mas o autor partiu para outras possibilidades. Na trama, é uma doença degenerativa. Ele tem pouco tempo de vida."

    Na série, o biólogo Gil chega à cidade fictícia de Monte Alegre para pesquisar a história da família. Seu pai tinha a mesma doença e foi assassinado no local. Como agentes complicadores aparecem a desconfiança da população sobre ele e a prefeita da cidade, vivida por Cristiana Oliveira, por quem se apaixona.

    "Mas ele não pode viver esse relacionamento por conta da doença. Ele pode machucá-la e até matá-la. Por isso, nem dirigir ele dirige", diz.

    Para os atores, o trabalho na série significou três meses de isolamento em Minas de Camaquã, que já foi conhecida por suas minas de cobre, hoje desativadas.

    "Sempre acho que as histórias começam primeiro pela locação, depois pelo personagem, depois pela ação em si. Falei a todos que era um lugar sem conforto, mas bonito. Todo mundo comprou a ideia", afirma o diretor. Segundo ele, o elenco entrou no clima: ninguém cortou o cabelo e todos usavam os figurinos no dia a dia.

    A primeira temporada de 'Animal' terá 13 episódios. A segunda já está confirmada.

    NA TV
    Animal
    ESTREIA da série
    QUANDO quarta (6), 23h, GNT

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024