• Ilustrada

    Monday, 20-May-2024 16:56:54 -03

    Devastação causada por tsunami no Japão inspira série de fotografias

    DE SÃO PAULO

    08/08/2014 19h52

    O terremoto e o tsunami que causaram destruição no Japão em março de 2011 deixaram milhares de pessoas desabrigadas. Em meio a esse cenário, o fotógrafo argentino Alejandro Chaskielberg encontrou numa cidade pequena a inspiração para sua série "Otsuchi Future Memories".

    Segundo informações da revista americana "Slate", Chaskielberg foi a Tóquio em 2012 para uma exposição de seu trabalho. O curador da mostra, que tinha família em Otsuchi, contou a ele sobre a devastação no local.

    Ao visitar a cidade, cerca de um ano e meio depois do desastre, o fotógrafo encontrou muitos detritos por todo o terreno, além de bandeiras vermelhas, que sinalizavam onde cada corpo havia sido encontrado.

    Na época, quase metade dos habitantes ainda estava sem abrigo, e eles costumavam passar pelas áreas em que suas antigas casas se encontravam.

    Chaskielberg teve então a ideia de convidá-los a posar nesses locais para a série de fotografias.

    "Foi algo muito introspectivo para todos, porque eles começavam a se lembrar do passado e obviamente se emocionavam", contou o artista à revista.

    "Para mim, é importante falar com aqueles que eu retrato e saber da sua história, e da história do lugar onde nós estamos fotografando."

    Depois que as imagens começaram a ser feitas, pessoas de Otsuchi se aproximaram do fotógrafo e pediram para serem incluídas no projeto. No total, ele fotografou cerca de 20 famílias num período de um mês.

    Além disso, ele prestou atenção especial a objetos que encontrou espalhados pela cidade. "Modificados pelo poder da água, eles se tornaram elementos narrativos tão importantes de se retratar quanto uma pessoa", explicou.

    Um desses objetos era justamente um álbum de fotografias que estava quase completamente borrado. "Parecia mais um animal morto, pesado e com um cheiro forte."

    O álbum, porém, acabou tendo influência sobre o trabalho de Chaskielberg.

    Depois de fazer a série de imagens em preto e branco, ele escolheu uma das fotografias destruídas pelo tsunami para criar uma paleta de cores em seu computador. Com ela, coloriu as imagens de Otsuchi.

    "É uma reflexão sobre a tragédia como um todo —as perdas, a memória— e minha visão do mundo. Essas imagens históricas são a ponte para o passado que criei pelo uso de cores", disse, em entrevista à publicação.

    "Essas fotografias falam sobre a maneira com que os habitantes de Otsuchi decidiram relembrar suas vidas. Do meu ponto de vista, eu tento construir uma história sobre a cidade e suas pessoas."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024