• Ilustrada

    Wednesday, 26-Jun-2024 00:47:23 -03

    Crítica: Falta ousadia para embalar as canções de Chico em musical

    THALES DE MENEZES
    EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

    13/08/2014 02h25

    Entre as muitas considerações que podem ser feitas ao término de "Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos", uma é óbvia e unânime: o texto é ótimo.

    Trabalhar no palco com as letras do compositor pode parecer fácil. Afinal, elas são, reunidas, fortes candidatas à melhor produção literária brasileira na segunda metade do século 20.

    Mas sempre há o risco de não se produzir um material à altura desses textos. Isso é experimentado na montagem de Claudio Botelho e Charles Möeller, sucesso no Rio e agora em cartaz em São Paulo.

    O espetáculo tem qualidades, como a escolha de canções não tão célebres, sem apelar para apenas aos hits, e a atuação vigorosa do elenco. Botelho e Soraya Ravenle vão bem nos papeis principais e a jovem Malu Rodrigues mostra graça e talento incomuns.

    Daniel Marenco/Folhapress
    Cena de ensaio de 'Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos'
    Cena de ensaio de 'Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos'

    Mas falta ousadia à montagem. A ideia de contar as andanças de uma trupe poderia inspirar cenários e soluções de narrativas muito mais consistentes.

    Com escassos elementos de cena, nem sempre utilizados com inventividade, tudo tende a parecer um recital.

    Quando os atores chamam oito pessoas da plateia para subir ao palco, o resultado é fraco. Esses espectadores "atuam" como a plateia de uma cidadezinha que recebe o show mambembe, sentados em cadeiras, sem mais o que fazer. Uma tentativa estéril de interatividade.

    Claro, as músicas, bem cantadas, são tão boas que o entretenimento está garantido por duas horas -sim, a encenação não tem os 90 minutos anunciados no título e justifica o tempo extra com uma explicação engraçada.

    Nenhum outro espetáculo em cartaz exibe um vocabulário tão rico. O texto de Chico é único, às vezes complexo, às vezes simples, mas sempre com clareza e emoção.

    "Geni e o Zepelim", "Roda Viva", "Gota D'Água" e tantas outras grudam no ouvido depois do espetáculo, mas poderiam ser exibidas numa embalagem mais audaciosa.

    TODOS OS MUSICAIS DE CHICO BUARQUE EM 90 MINUTOS
    QUANDO sex., às 21h30, sáb., às 21h, e dom., às 18h; até 7/9
    ONDE Teatro Faap, r. Alagoas, 903; tel. (11) 3662-7000
    QUANTO de R$ 100 a R$ 120
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos
    AVALIAÇÃO bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024