• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 02:00:42 -03

    Festival de Curtas de SP começa com obras premiadas e exóticas de 51 países

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    21/08/2014 02h00

    Para rodar seu curta-metragem, o diretor Pedro Severien teve de buscar o ator principal em uma empresa de abate em Alagoas. "Foi o casting mais difícil que já fiz", conta o pernambucano de 36 anos sobre o jacaré que perambula em seu filme de 17 minutos.

    O sinistro "Loja de Répteis" é uma das 337 obras exibidas no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que abre para o público nesta quinta (21), com produções de mais de 50 países.

    Entre vencedores do Oscar (o dinamarquês "Helium") e de Cannes (o colombiano "Leidi"), há espaço para filmes inusitados, exóticos ou curiosos (veja destaques abaixo).

    É o caso, por exemplo, de quatro curtas institucionais produzidos pela Stasi, a temida polícia secreta da Alemanha Oriental, que serão exibidos pela primeira vez no país.

    Os filmes foram selecionados pela diretora Karen Black, uma das curadoras do festival, a partir de um dos motes desta edição: os 25 anos da queda do muro de Berlim.

    "São filmes de propaganda, usados para treinar os altos oficiais da Stasi", diz o historiador Stefan Wolle, chefe da equipe de pesquisa do DDR Museu, em Berlim, que mantém um acervo sobre a vida na Alemanha Oriental.

    Com a dissolução da cortina de ferro, em 1989, esses vídeos de treinamento, guardados nos arquivos da Stasi, vieram à tona. "Alguns são bem tolos, com música de propaganda", diz Wolle, que viu os curtas a pedido da reportagem. "Outros eu não entendi para o que serviriam."

    "Prática de Tiro", que aparenta ser um tutorial de disparos para espiões da Stasi, descamba para a piada involuntária quando o instrutor faz poses à la James Bond.

    A Folha entrou em contato com a distribuidora alemã dos curtas em busca dos realizadores. "Os filmes são muito antigos e será difícil achar as pessoas da Stasi, se é que já não morreram", disse Fabian Korthues, da Interfilm.

    O festival vai até o dia 31. A programação completa pode ser conferida no site kinoforum.org.br/curtas/2014.

    *

    DESTAQUES CURIOSOS

    CURTAS DA STASI
    Inéditos no Brasil, quatro filmes institucionais feitos pela Stasi, a polícia secreta da Alemanha Oriental, serão exibidos. "Cabeça Fria, Coração Quente, Mãos Limpas" (1967) trata de espiões infiltrados no lado ocidental. "Psicologia Operacional" (1974) exalta os funcionários da fronteira. "Guerra em Tempos de Paz: Assim Seguimos!" (1985) mostra imagens da Alemanha Oriental ao som de um hino comunista. "Práticas de Tiro" (1982) é um manual de disparos.

    "Cabeça Fria...": Espaço Itaú Augusta, sáb (23), às 21h; "Psicologia...": qui (21), às 17h; "Guerra...": sáb (23), às 21h; "Práticas...": ...": sex (22), às 17h.

    LÉSBICAS DO SENEGAL
    Vivendo em um casamento poligâmico, a mulher mais antiga passa a se envolver com a mulher mais nova, sem que o marido delas saiba. "Estava fascinada pelo fato de que se cria um elo entre mulheres que dividem o marido, quer elas gostem ou não", diz a diretora do curta "A Outra Mulher", a senegalesa Marie Ka.

    CineSesc, qui (21), às 15h; Cinemateca, sex (22), às 17h

    CROCODILO NA SALA
    Em "Loja de Répteis", um jacaré zanza pelos cômodos de uma casa como um bicho de estimação. "Tenho um olhar crítico sobre quem cria seus animais domésticos como parte da família", diz o diretor, o pernambucano Pedro Severien, que encontrou o réptil numa empresa de abate.

    Museu da Imagem e do Som, sáb (23), às 15h; Centro Cultural São Paulo, ter (26), às 19h.

    PEQUENO PRÉDIO DOS HORRORES
    Uma garota de tapa-olho e uma mulher que alimenta sua planta carnívora com bife comprado em supermercado habitam o mesmo prédio em "Nua por Dentro do Couro", do maranhense Lucas Sá, que se diz influenciado por filmes de horror psicológico como "O Homem de Palha" (1973), de Robin Hardy.

    CineSesc, qui (21), às 21h30; Museu da Imagem e do Som, sex (22), às 19h

    O PRESENTE DE PATTI SMITH
    Com imagens em preto e branco em Tanger, no Marrocos, o "Três Pedras para Jean Genet", do alemão Frieder Schlaich mostra a cantora Patti Smith narrando seu apreço pelo escritor francês Jean Genet (1910-1986) e prometendo deixar um presente em seu túmulo, na cidade: três pedrinhas.

    CineSesc, seg (25), às 21h30; Espaço Itaú Augusta, qua (27), às 15h

    MEDO DE FANTASMA
    Premiado no Festival de Gramado, "Carranca" trata de ocultismo numa comunidade ribeirinha da Bahia. Uma garota tem visões de um espírito que rouba a sua carranca de madeira. "Quisemos tratar do medo que as crianças têm do desconhecido", diz o baiano Wallace Nogueira, 37, que dirige o curta com Marcelo Matos.

    Centro Cultural São Paulo, qui (21), às 15h; Museu da Imagem e do Som, sex (22), às 17h

    MINI MISS ARGENTINA
    Memi desfila em concursos mirins de beleza no documentário argentino "A Rainha". A câmera permanece o tempo todo fechada na garota, enquanto ela é paparicada pelos adultos, que não aparecem. "Me interessava focar o mundo interior dela e contá-lo por meio de seu olhar", diz o diretor Manuel Abramovich.

    CineSesc, dom (24), às 21h30; Centro Cultural São Paulo, qua (27), às 17h

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024