• Ilustrada

    Wednesday, 01-May-2024 21:58:57 -03

    Polícia leva um mês para distinguir ex-Stone Temple Pilots de sósia

    RAFAEL GREGORIO
    DE SÃO PAULO

    25/08/2014 13h17

    O músico norte-americano Scott Weiland, 46, postou nesta sexta-feira (22) um vídeo em seu perfil da rede social Facebook negando que tenha sido preso há cerca de um mês.

    No vídeo, Weiland, ladeado por companheiros de sua atual banda, The Wildabouts, aparece em um estúdio e nega que esteja sob custódia policial.

    "Acabei de ler algo muito interessante, uma peça de ficção do 'TMZ' dizendo que estou preso há um mês", diz o músico. "Na verdade", completa, "estive em turnê, escrevendo e gravando meu novo disco."

    A notícia havia sido publicada nesta semana pelo "TMZ", especializado em cobertura de celebridades.

    Citando informações da polícia local, o site publicou uma notícia —agora inacessível— afirmando que um homem preso em 26 de julho após supostamente furtar uma farmácia em Beverly Hills, na Califórnia, Estados Unidos, era o ex-vocalista da banda americana Stone Temple Pilots, hoje em carreira solo.

    A nota informava ainda que o indivíduo continuava retido, pois não tinha pago a fiança de US$ 95 mil (cerca de R$ 216 mil).

    Na quinta-feira (21), porém, a polícia afirmou que após checagem de impressão digital junto ao FBI, o homem foi identificado como Jason Michael Hurley, 44.

    Weiland publicou ao menos cinco vezes em sua rede social desde a data em que supostamente teria sido preso e tem apresentação marcada na segunda-feira (25) em Uncasville, no Connecticut (EUA).

    O site voltou atrás na manhã de sexta-feira (22) e alegou que, ao consultar o xerife de Beverly Hills, a autoridade insistiu que "fez uma 'checagem física' no detento" e que Weiland estava "com certeza sob custódia".

    O sósia, que apresentou o nome e a data de nascimento do cantor, agora deverá ser processado também por falsidade ideológica.

    FICHA SUJA

    Célebre pelos antecedentes com a lei, entre eles passagem de seis meses pela cadeia por dirigir embriagado e dezenas de internações em programas de reabilitação, Weiland ficou famoso no início dos anos 1990 à frente da banda Stone Temple Pilots.

    O primeiro disco do grupo, "Core", de 1992, com temas como "Plush", surfou as ondas de sucesso do grunge de Nirvana e Pearl Jam.

    Até 2001 vieram mais quatro álbuns e diversas mudanças de estilo que agregaram elementos do hard rock e da psicodelia dos anos 1970 e renderam sucessos como "Interstate Love Song", "Big Bang Baby" e "Sour Girl".

    O grupo se separou em 1996, quando os problemas do cantor causaram o cancelamento da turnê de lançamento do terceiro álbum, "Tiny Music... Songs From the Vatican Gift Shop".

    No hiato, Weiland lançou seu primeiro álbum solo, "12 Bar Blues" (1997), e a banda formou o grupo "Talk Show", com o vocalista Dave Coutts, do disco homônimo (1997).

    Em 2002, Weiland integrou o supergrupo Velvet Revolver, que tinha Slash e Duff Mckagan, ex-Guns N'Roses. Foram dois discos e dezenas de polêmicas até a saída do cantor, em 2008.

    Weiland lançou outro álbum solo em 2008, chamado "Happy in Galoshes". No mesmo ano, os membros originais do Stone Temple Pilots —além de Weiland, os irmãos Dean e Robert Deleo, guitarrista e baixista, e o baterista Eric Kretz— se reuniram para uma série de shows. Dois anos depois o grupo lançou o sexto disco, homônimo.

    Em 2011, Weiland lançou o álbum "The Most Wonderful Time of the Year", com clássicos de natal do cancioneiro norte-americano, como "Have Yourself a Merry Little Christmas".

    Em fevereiro de 2013, alegando falta de compromisso com ensaios e obrigações extramusicais, a banda demitiu Weiland e colocou em seu lugar Chester Bennington, do Linkin Park.

    Desde então, Weiland e os antigos companheiros duelam pelo direito de uso do nome da banda famosa nos tribunais. O caso não tem data para ser julgado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024