• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 04:05:43 -03

    Editoras usam blogueiras para divulgar livros

    DA EDITORIA DE TREINAMENTO

    29/08/2014 02h41

    De olho nos "sagamaníacos", as editoras têm mirado em blogueiros que se tornaram referência para o público jovem.

    "Quando um blogueiro muito popular comenta ou resenha um livro, aguça a curiosidade dos leitores, divulga o título e aumenta a chance de que ele seja vendido", afirma Alessandra Ruiz, "publisher" da editora Gutenberg.

    Camila da Silva, 18, recebe gratuitamente dez livros por mês, graças a parcerias com editoras.

    "Nos livros, eu encontrei mundos que são mais meus do que o próprio mundo. Eles me fizeram quem eu sou hoje", diz.

    Seu blog, o "Desejo Adolescente" (www.desejoadolescente.com), recebe cerca de 120 mil visualizações mensais. Em julho último, a jovem ganhou o Teen Web Awards, premiação para as meninas com menos de 21 anos mais influentes da internet.

    Camila, que é de Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo), conta com cinco colaboradoras para atualizar o blog, que aborda temas como literatura, comportamento, música, decoração e culinária.

    Bruna Vieira, 20, também possui colaboradores no depoisdosquinze.com, blog que recebe cerca de 60 mil acessos diários e em que comenta moda, viagens e um de seus grandes interesses, a literatura.

    Ela se mudou de Leopoldina (MG) para a capital paulista aos 17 anos, depois que se tornou uma "celebridade teen" –além de blogueira, ela publicou quatro livros. "A maioria do meu público tem entre 15 e 20 anos. [Esse tipo de livro] é um primeiro passo para o jovem criar amor pela literatura."

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024