• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 11:37:58 -03

    Brad Mehldau faz duo no piano com Kevin Hays

    SIDNEY MOLINA
    CRÍTICO DA FOLHA

    30/08/2014 02h40

    Brad Mehldau volta à Sala São Paulo. O pianista americano veio para três recitais acústicos a dois pianos com o seu conterrâneo Kevin Hays. Eles mostram a essência do projeto "Modern Music", que gerou um CD em 2011.

    Tanto o disco como o show partem de arranjos e obras concebidas para eles pelo compositor Patrick Zimmerli. Os três são da mesma geração e se conheceram jovens.

    Na última quinta (28) o duo tocou dez peças, tendo como espinha dorsal três composições de Zimmerli: "Generatrix", "Modern Music" e "Crazy Quilt". Não faltaram também temas dos pianistas ("Unrequited", de Mehldau) e uma comovente versão de "Retrato em Branco e Preto", de Tom Jobim (1927-1994).

    "O fato de Zimmerli ser o compositor de várias peças do CD fez com que ele tivesse ideias sobre como deveríamos abordar a sua música", disse Mehldau à Folha.

    Michael Wilson/Divulgação
    O pianista americano Bred Mehldau
    O pianista americano Bred Mehldau

    Sobre a relação entre escrita e improvisação, afirmou que o desafio é "deixar intacta a arquitetura das composições de Pat, o que permite escutar a estrutura e as ideias de sua escrita. Frequentemente isso significa tocar menos e deixar mais espaço".

    "Posso escutar muita influência de Kevin em minha própria maneira de tocar, já que ele foi um dos primeiros pianistas que ouvi quando cheguei a Nova York, em 1988. Eu o vi atuando com diferentes grupos, e sempre tentei absorver o que ele fazia."

    Mehldau define a cena atual do jazz da seguinte forma: "Muitos grandes músicos de diferentes idades, vindos de diferentes países, e muitos jovens inovando, principalmente no ritmo, a partir de referências de suas próprias culturas".

    Provocado a dar um conselho aos jovens aspirantes, salientou o equilíbrio necessário entre estudo e liberdade. "Absorva o máximo que puder de seus professores, mas depois deixe tudo de lado."

    "Não se aprisione no ensino. Como disse Buda, a jangada serve para te conduzir ao outro lado do rio, mas ao chegar lá deve abandoná-la. Levá-la seria apenas pesado e te deixaria cansado."

    BRAD MEHLDAU E KEVIN HAYS (DOIS PIANOS)
    QUANDO sáb. (30), às 16h30
    ONDE Sala São Paulo, pça Julio Prestes, 16, tel. (11) 3367-9500
    QUANTO de R$ 36 a R$ 166
    CLASSIFICAÇÃO 8 anos
    AVALIAÇÃO ótimo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024