• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 10:18:30 -03

    Ao vivo, 'Vai que Cola' estreia segunda temporada antes de virar filme

    VITOR MORENO
    ENVIADO ESPECIAL AO RIO

    01/09/2014 13h49

    Sempre gravado com plateia, o humorístico "Vai que Cola" resolveu dar um passo além e apostar em uma transmissão ao vivo para a estreia de sua segunda temporada, marcada para a noite desta segunda-feira (1º) no canal pago Multishow.

    A Folha acompanhou um ensaio do episódio no palco montado no HSBC Arena, na zona oeste do Rio, que mostrará Valdomiro (Paulo Gustavo) sendo procurado pela polícia por conta de trambiques cometidos no passado.

    O problema é que todos os habitantes da pensão de Dona Jô (Catarina Abdala) têm rabo preso por algum motivo, o que faz com que eles não fiquem muito satisfeitos com a presença das autoridades no local.

    Para o ao vivo, os ensaios foram intensificados. Se normalmente o grupo de atores ensaia às terças e grava às quintas, desta vez foram dois ensaios de dia inteiro, ambos na semana passada. Por segurança, um programa foi gravado para o caso de algum imprevisto impedir a transmissão.

    Os atores também relataram que foram mais horas marcando posições no palco e repetindo as deixas que dariam uns para os outros nos diálogos.

    "Dá um pouco de medo, mas ao mesmo tempo a gente está se preparando bastante para dar tudo certo. Acho que vai ser incrível, uma experiência única", diz Catarina Abdala. "O processo é sempre muito rápido. Eu costumo dizer que toda terça e quinta tem milagre. Quem vê parece um trabalho muito livre, mas tem que ser tudo muito preciso."

    "Acredito que todo o elenco teve medo de fazer, mas também é um aprendizado para todo mundo", concordou Cacau Protásio, que interpreta a atirada Terezinha. "Mas se acontecer alguma coisa, todo mundo sabe que é ao vivo."

    "Como a gente faz teatro, é aquela brincadeira do não errar, mas se errar conseguir consertar da maneira mais espirituosa possível", explica Samantha Schmütz, que vive a periguete Jéssica. "Quanto mais preparado você estiver, mais você sabe administrar o erro."

    O diretor João Fonseca diz que a preocupação principal não é com os erros dos atores. "Eles estão livres para improvisar, faz parte do jogo", afirma. "O problema é não fazer uma transmissão boa. A gente está trabalhando com dois microfones, por exemplo, porque se um falhar o outro continua funcionando."

    "A nossa preocupação é técnica", concordou o também diretor César Rodrigues. "A diferença [com relação aos demais episódios] é que você faz o ao vivo no palco, mas consegue ir para a pós-produção e resolver questões técnicas, como erros de foco ou enquadramento. Normalmente, a gente não interfere na sensação que se vivencia aqui no teatro, só tira um erro ou esquecimento que não faz sentido na TV."

    "No futebol, se tem um problema corta para a bola ou para a torcida. Aqui, eles são a bola", comparou. "É mais uma adrenalina."

    Juliana Coutinho/Divulgação/Multishow
    Elenco do humorístico 'Vai Que Cola' durante gravação de episódio da segunda temporada
    Elenco do humorístico 'Vai Que Cola' durante gravação de episódio da segunda temporada

    NOVIDADES

    Além do episódio ao vivo, o programa terá outras novidades. O palco giratório em que é gravado, por exemplo, ganhou uma laje com churrasqueira.

    Ferdinando (Marcus Majella) passará a se apresentar em uma boate gay e a falsa gringa Velna (Fiorella Mattheis) vai ser desmascarada pelos moradores da pensão —ela na verdade se chama Aparecida e nasceu em Cascadura.

    "Para mim é maravilhoso, porque agora de fato estou podendo participar. Tenho mais liberdade de mudar o texto e inserir cacos", comemorou a atriz. "A personagem não podia mostrar que estava entendendo, o que limitava a interação dela com os demais."

    Já Paulo Gustavo, que participará apenas de metade dos 40 episódios, vai aparecer também como alguns de seus personagens na série "220 Volts", como Sem Noção, Senhora dos Absurdos, Ivonete, Bicha Bichérrima e Mulher Feia.

    A nova temporada terá também novos personagens: Tatá Werneck viverá a taxista Eloísa, Marcelo Médici levará à TV o personagem Sanderson (torcedor do Corinthians surgido em espetáculos de teatro) e Julia Rabello, que já havia aparecido na primeira temporada, volta como Jaqueline, uma ex-namorada de Valdo.

    Haverá ainda participações especiais de nomes como Fabio Porchat, Marcos Veras, Anitta, Luan Santana, Valesca Popozuda e Joel Santana.

    Sucesso na TV paga, onde alcançou uma das maiores médias entre as produções brasileiras, o humorístico vai virar filme em 2015.

    O jornalista viajou a convite do Multishow

    NA TV
    Vai que Cola
    Estreia da 2ª temporada
    QUANDO nesta segunda-feira (1º), às 22h30, no Multishow
    CLASSIFICAÇÃO não informada

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024