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    Grupo Procure Saber busca novos membros

    LUIZA FRANCO
    DO RIO

    08/09/2014 02h16

    O Procure Saber, formado por grandes nomes da MPB e liderado pela empresária Paula Lavigne, deve realizar nesta segunda (8), uma reunião que aponta para a crescente institucionalização do grupo e a busca por novos membros. O encontro será na casa de Lavigne, no Rio.

    A primeira pauta do grupo criado em 2013 foi a contestação dos métodos de arrecadação do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Mais tarde, recebeu críticas por seu posicionamento contrário à liberação da publicação de biografias não autorizadas no Brasil.

    Entre os temas da reunião, chamada de "1º Grande Encontro do Procure Saber", está a cobrança de anuidade dos membros, que passa a valer agora. O valor é de R$1.000 (cerca de R$ 84 por mês).

    O grupo não quis se manifestar sobre os fins para que os recursos serão utilizados, mas disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que a cobrança "sem dúvidas" sugere um passo em direção a uma maior institucionalização.

    Com essa mudança, o Procure Saber, que era um grupo informal do qual faziam parte apenas os medalhões da MPB, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, agora tenta angariar mais membros. Um dos objetivos do encontro é "receber novas adesões", segundo a assessoria do grupo.

    "O Procure Saber é um núcleo interessante para atrair a classe por conta do que já conseguiu", diz o cantor Frejat. Integrante de outro grupo que atua em causas políticas, o GAP (Grupo de Ação Parlamentar Pró-Música), Frejat afirma que se tornará agora membro do Procure Saber.

    Em 2013, o apoio dos músicos à lei que muda a gestão de direitos autorais no Brasil contribuiu para sua aprovação no Senado, com a presença de Caetano e Roberto Carlos (que saiu do grupo) no plenário. Resultados do primeiro ano de trabalho do grupo também estão na pauta.

    A agenda do encontro também mostra que o Procure Saber terá comissões com membros que atuarão em diferentes áreas relacionadas a direitos autorais. Isso inclui a negociação com canais de internet, como o YouTube.

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