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    Grifes trocam desfiles por filmes na semana de moda de Nova York

    PEDRO DINIZ
    ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

    08/09/2014 02h41

    Em vez de modelos, bailarinos. Em vez de roupas, faixas e pedaços de pano que apenas cobrem as partes íntimas e servem de capa transparente para o corpo. Nas imagens do filme, uma mulher-fênix surge como uma miragem, suspensa no ar sob um véu de neblina.

    "Está tudo lindo. Mas cadê a coleção?", questionou uma convidada do show enquanto o vídeo da Showstudio, produtora do fotógrafo pop Nick Night, era projetado em telões dentro do Pier 36, espaço no sul de Manhattan.

    Na noite de quinta-feira (4), primeiro dia da semana de moda de Nova York, o estilista britânico Gareth Pugh tentou profetizar os novos formatos de desfile que estilistas devem adotar agora.

    A performance executada pelo coreógrafo Wayne McGregor e sua companhia Random Dance foi chamada de "transcendental" pelos fashionistas, mas também poderia ser vista como mais um exemplo da fórmula que as grifes usam para chamar a atenção da moda dentro da agenda de mais de cem desfiles em Nova York.

    A roupa parece ser o de menos, o show tem que valer os quase R$ 100 mil pagos à organização do evento para o nome da marca constar na programação distribuída à imprensa e aos convidados.

    Exemplo dessa equação é a marca californiana Mark and Estel, dos estilistas e músicos Mark Tango e Estel Day, que desfilou na sexta-feira (5) sem ter muito a dizer. A plateia, jovem, não parecia muito contente com os minishorts mal acabados e a combinação de "streetwear" e rock 'n' roll.

    Mas bastou a dupla de designers entrar na passarela (ou melhor, palco) para as meninas na plateia irem ao delírio. "Nós não somos apenas roupas, nós somos vocês", gritava Tango enquanto entoava solos de guitarra. "Yeah!", respondeu sua parceira, Estel Day, que cantava.

    JONZE E CYRUS

    No ringue da semana de moda vale até fazer filme em vez de desfile, como faria neste domingo (7) a grife americana Opening Ceremony.

    O diretor de cinema Spike Jonze, vencedor do Oscar deste ano pelo roteiro do filme "Ela", produziu o curta-metragem que substituiria a passarela da marca nova-iorquina de moda jovem nesta temporada de verão 2015.

    Na próxima quarta (10), o estilista Jeremy Scott, em parceria com a popstar Miley Cyrus, promete levar "garotos cool" para sua apresentação. Corre a notícia que Cyrus dará pinta no "desfile".

    A resposta dos estilistas mais comprometidos em mostrar suas criações para além do alvoroço em torno das celebridades e das performances que tomam Nova York é descolar seus desfiles das tendas do Lincoln Center, onde ocorrem a maioria das apresentações.

    A grife americana de acessórios Coach, por exemplo, armou o segundo desfile do estilista Stuart Vevers para a marca em uma galeria de arte no bairro de Chelsea.

    Leia mais sobre a semana de moda de Nova York no blog "Peça Única".

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