• Ilustrada

    Tuesday, 14-May-2024 16:31:00 -03

    Como diretora, Marília Pêra leva sua Maria Callas ao palco

    FERNANDA REIS
    DE SÃO PAULO

    12/09/2014 02h39

    A relação de Marília Pêra, 71, com a cantora lírica Maria Callas (1923-1977) começou no início dos anos 1980, quando um amigo lhe emprestou um documentário sobre a artista, deixando-a "encantada por seu talento, por sua paixão e seu caráter".

    Após interpretar, em 1992, uma cantora lírica apaixonada por Callas em "A Prima Dona", e a própria artista no monólogo "Master Class", em 1996, a atriz dirige Claudia Ohana, 51, em "Callas", peça que estreia nesta sexta-feira (12) em São Paulo após uma temporada de cinco meses no Rio, com Silvia Pfeifer, 56, como a protagonista.

    O convite para dirigir o espetáculo partiu do autor Fernando Duarte, que trabalhou como camareiro de Marília durante a montagem de "Doce Deleite", em 2008.

    "Ele escreveu duas peças sobre Callas e queria muito que eu fizesse esse texto que estou dirigindo", conta Marília. A peça mostra o encontro da cantora com um jornalista (papel de Cássio Reis) um dia antes de sua morte, em setembro de 1977.

    Cassia Vilasbôas/Divulgação
    Claudia Ohana como Maria Callas, com imagem da cantora lírica ao fundo, em tela
    Claudia Ohana como Maria Callas, com imagem da cantora lírica ao fundo, em tela

    Ele está montando uma exposição sobre sua vida e sua obra e ela vai ajudá-lo na organização. Enquanto revê seus objetos, vai lembrando momentos de sua carreira.

    "É um jovem jornalista querendo ajudar a diva esquecida no mundo. Ele quer dar um elã para Callas", diz Marília. Atrás do palco, três telas ajudam a contar a história. "Mostro ela cantando, falando, há fotos de Callas misturadas às da Claudia, aparecem frases da imprensa sobre ela, frases dela... É um documentário."

    O espetáculo é curto, dura 60 minutos. "É um formato rápido. Eu aprecio mais quando a peça ou o filme que estou vendo são um pouco menores. Hoje em dia a gente não tem mais tempo de ficar sentado, assistindo", diz ela.

    Marília conta que procurou passar, primeiro para Silvia e depois para Claudia, todo o conhecimento de Callas adquirido nas últimas décadas.

    "Elas foram muito corajosas de entrar neste projeto. Porque é inevitável que as pessoas digam: Ah, mas se a Marília fizesse o papel...'", diz. "Eu não tenho mais idade para fazer Callas [morta aos 53 anos]. É preciso que uma atriz da idade delas faça."

    CALLAS
    QUANDO sex., às 21h30, sáb., às 21h, dom., às 19h. De 12/9 a 9/11
    ONDE Teatro Itália, av. Ipiranga, 344, tel. (11) 3255-1979
    QUANTO R$ 70 e R$ 80
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024