• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 10:12:01 -03

    Brasil escolhe nesta quinta filme que o representará no Oscar

    DE SÃO PAULO

    17/09/2014 17h24

    O Ministério da Cultura irá anunciar nesta quinta-feira (18) o filme que representará o país para a seleção do prêmio de Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015.

    Como todos os países participantes, o Brasil tem direito a escolher um de seus filmes para concorrer à indicação. A decisão será tomada por uma banca de especialistas selecionados pelo ministério e anunciada de manhã na Cinemateca, em São Paulo.

    O anúncio será feito pela própria ministra da Cultura, Marta Suplicy, às 10h.

    Entre os 18 filmes que estão na disputa por uma nomeação, há "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra; "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz; "Tatuagem", de Hilton Lacerda; e "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro.

    O longa selecionado concorrerá a uma das cinco vagas da categoria de filme estrangeiro. Pelo menos 15 países já nomearam seu candidato a figurar na lista de indicados.

    Entre as produções estão o mexicano "Cantinflas", cinebiografia do humorista homônimo dirigida por Sebastian del Amo, o venezuelano "Libertador", de Alberto Arvelo, sobre Simon Bolívar; e o turco "Winter Sleep", de Nuri Bilge Ceylan, sobre um casal num hotel isolado

    A Academia anuncia os cinco selecionados a compor a lista de indicados em janeiro de 2015. A cerimônia, que escolhe o vencedor, será em 22 de fevereiro.

    Nos últimos anos, o Brasil nomeou "O Som ao Redor" (2014), "O Palhaço" (2013), "Tropa de Elite 2" (2012) e "Lula, O Filho do Brasil" (2011) para uma dessas vagas, mas nenhum conseguiu.

    A última vez que um filme brasileiro concorreu ao Oscar foi em 2004, com "Cidade de Deus", indicado em quatro categorias.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024