• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 10:31:33 -03

    Fachada da Globo é pichada em protesto contra 'Sexo e as Negas'

    VITOR MORENO
    DE SÃO PAULO

    18/09/2014 16h27

    "Pro racismo acabar, a Globo 'vamo' escrachar. E se as 'preta' se unir, 'Sexo e as Negas' vai cair."

    Esse foi um dos gritos de guerra ouvidos em frente à sede da Globo em São Paulo, na terça-feira (16), durante um protesto contra a exibição do seriado criado por Miguel Falabella, que estreava naquela noite.

    Um vídeo publicado pelo Levante Popular da Juventude, um dos grupos que encabeçaram a ação, começou a circular na quarta-feira (17) com imagens do protesto, que culminou com a pichação da palavra "racista" na fachada da emissora.

    "A série começou a ser propagandeada há cerca de um mês e desde o início muitas meninas se manifestaram", disse à Folha Beatriz Lourenço, 22, militante do LPJ. "Mesmo sem ter estreado, o incômodo já estava dado."

    Reprodução
    Fachada da Rede Globo em São Paulo pichada durante protesto contra o seriado "Sexo e as Negas"
    Fachada da Rede Globo em São Paulo pichada durante protesto contra o seriado "Sexo e as Negas"

    A estudante de direito diz não ter assistido ao episódio de estreia inteiro, mas afirmou ter visto alguns trechos na internet.

    "A gente já previa que ia ter essa visão estereotipada do povo negro e pobre, mas me assustei muito mais", afirma. "A Globo se aproveita de um estereótipo estabelecido e o reforça."

    "O programa trata a mulher como ferramenta para o sexo", avaliou. "São mulheres que se submetem ao sexo ao custo de qualquer coisa."

    Apesar do protesto, Lourenço diz acreditar que o programa vá continuar sendo exibido. "A gente não consegue impedir a Globo de colocar no ar. A gente sabia que não ia conseguir, mas queríamos fazer pressão."

    veja o vídeo

    Procurada pela Folha, a Globo diz que o protesto foi "um ato isolado de um grupo de 60 manifestantes que naquele momento não tinha conhecimento do conteúdo da obra".

    "A estreia do programa 'Sexo e as Negas' foi um sucesso de crítica e de audiência, e mostrou que boa parte da discussão prévia sobre o seu conteúdo foi um equívoco de interpretação daqueles que se manifestaram contra a sua realização", diz nota enviada pela Comunicação da Globo. "É um programa de ficção, que tem como principal objetivo entreter e divertir o espectador."

    "Cabe ressaltar ainda que o nosso documento de Princípios e Valores prevê o respeito à diversidade e a repulsa ao preconceito, o que é praticado em toda a nossa programação", afirma a emissora.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024