• Ilustrada

    Wednesday, 01-May-2024 23:09:36 -03

    Franz Ferdinand faz de show em SP uma 'micareta indie'

    GIULIANA DE TOLEDO
    DE SÃO PAULO

    01/10/2014 02h55

    Mesmo após uma hora e meia de show na noite desta terça (30) em São Paulo, os fãs da banda escocesa de rock Franz Ferdinand parecem ter deixado o Espaço das Américas com a sensação de que poderiam pular por ainda mais tempo.

    A escolha para encerrar a noite, o hit "This Fire", talvez tenha a culpa. "Esse fogo está fora de controle/ Eu vou queimar São Paulo", cantava o vocalista Alex Kapranos, 42, brincando com a letra original, enquanto o público saltava sem parar.

    Como líder dessa espécie de micareta dedicada ao público indie, antes de encerrar a canção, Kapranos chegou a pedir para que todos se abaixassem. Agachados, os fãs esfriaram um pouco os ânimos, mas logo explodiram novamente no refrão.

    A verdade, porém, é que a plateia —fiel, afinal essa é a sétima visita do grupo ao país em oito anos— estava pegando fogo antes mesmo de a apresentação começar.

    A abertura da banda goiana de rock psicodélico Boogarins —revelação que tem feito mais shows fora do que dentro do Brasil— animou o público, que mostrou conhecer parte do repertório, especialmente o hit "Lucifernandis", do disco de estreia.

    Entre a saída da Boogarins e a entrada da atração principal, a expectativa do público feminino —ao menos metade da fila do gargarejo— fez até a presença de um roadie galã valer uma gritaria. Era só o sujeito aparecer afinando qualquer instrumento ou arrumando um cabo no palco para que as meninas aplaudissem.

    Acompanhando o clima quente da plateia, o Franz Ferdinand abriu com "Right Action", single dançante do seu disco mais recente, "Right Thoughts, Right Words, Right Action", lançado no ano passado.

    O repertório, no entanto, misturou bem os sucessos de toda a carreira com as novas canções (veja abaixo a lista completa).

    Se as mais recentes não chegaram a provocar os maiores saltos e coros, também não fizeram desandar a festa. Uma boa surpresa ao vivo do álbum novo, aliás, é "Goodbye Lovers & Friends", tocada no bis. Escrita como um epitáfio irônico, a música torna-se um dos momentos mais emocionantes do show, um recado de despedida do grupo aos fãs.

    Pela tradição das visitas frequentes nos últimos anos, contudo, é melhor guardar as lágrimas. Dá para apostar que o adeus do Franz Ferdinand ao Brasil não dura muito.

    O grupo se apresenta também no Rio nesta quinta (2), às 22h, no Vivo Rio, av. Infante Dom Henrique, 85, Rio, tel. (21) 2272-2901. Ainda há ingressos, de R$ 180 a R$ 600.

    Setlist do show

    "Right Action"
    "No You Girls"
    "Tell Her Tonight"
    "Evil Eye"
    "The Dark of the Matinée"
    "Do You Want to"
    "The Fallen"
    "Lucid Dreams"
    "Erdbeer Mund"
    "Michael"
    "Walk Away"
    "Stand on the Horizon"
    "Can't Stop Feeling"
    "Auf Achse"
    "Brief Encounters"
    "Take me out"
    "Ulysses"
    "Love Illumination"
    "Outsiders"

    Bis

    "Jacqueline"
    "Goodbye Lovers & Friends"
    "This Fire"

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024