• Ilustrada

    Sunday, 19-May-2024 01:50:42 -03

    Mostra de SP destaca filmes da Espanha e da América Latina

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    06/10/2014 03h02

    O espanhol será praticamente o idioma oficial da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa na próxima quinta-feira (16) e vai até 29/10.

    Para começar, há retrospectiva de longas do mais famoso dos cineastas espanhóis, Pedro Almodóvar, e de Víctor Erice. O filme que abre a programação, "Relatos Selvagens", de Damián Szifrón, é argentino. O que fecha é dominicano: "Dólares de Areia", dos diretores Amélia Guzmán e Israel Cárdenas.

    Espalhados entre os 331 títulos, há filmes da nova geração de diretores da Espanha, país homenageado neste ano, caso de Jaime Rosales ("Hermosa Juventud") e Fernando Franco ("A Ferida").

    Divulgação
    Reese Witherspoon em cena de "Wild", de Jean-Marc Vallée ("Clube de Compras Dallas")
    Reese Witherspoon em cena de "Wild", de Jean-Marc Vallée ("Clube de Compras Dallas")

    A mostra traz também alguns premiados em festivais, como o sueco "Um Pombo Pousou num Galho Refletindo sobre a Existência", de Roy Andersson (vencedor em Veneza) e "Winter Sleep", do turco Nuri Bilge Ceylan (Palma de Ouro em Cannes).

    Além deles, nomes de peso do cinema autoral: o filipino Lav Diaz ("Do que Vem Antes"), o egípcio Atom Egoyan ("The Captive") e Olivier Assayas ("Acima das Nuvens").

    Também há espaço para o mais pop: do diretor canadense Jean-Marc Vallé ("Clube de Compras Dallas") vem "Wild", baseado no best-seller de Cheryl Strayed.

    A programação foi anunciada na manhã de sábado (4), pela diretora da mostra, Renata de Almeida. Ela destacou a exibição de "P'tit Quinquin", de Bruno Dumont, lançado na França como minissérie de televisão.

    "Ele reverteu o lugar do cinema e da TV. Saiu na capa da bíblia do cinema francês, a 'Cahiers du Cinéma'", afirmou Renata. "Para mim, é cinema, não importa se você vê no celular ou na televisão."

    Há também 50 filmes brasileiros na mostra, espalhados em seções de retrospectiva, perspectiva e competitiva. Premiados em Paulínia, há "A História da Eternidade", de Camilo Cavalcante, e "Casa Grande", de Fellipe Barbosa.

    Walter Salles faz a estreia mundial do documentário "Jia Zhangke - Um Homem de Fenyang", sobre o diretor chinês de "Em Busca da Vida" (2006).

    DESTAQUES DO FESTIVAL

    Pedro Almodóvar
    Além de ter criado o pôster da mostra, o diretor espanhol ganha uma sessão retrospectiva com filmes que marcaram sua carreira, caso de "Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão" (1980), "Ata-Me" (1989) e "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988)

    Marin Karmitz
    O romeno será homenageado com mostra de mais de 30 longas dos quais participou, caso da "Trilogia das Cores", de Kieslowski, que ele produziu, e de "Camaradas" (1970), que dirigiu

    Wild
    Inspirado na autobiografia de Cheryl Strayed, o filme de Jean-Marc Vallée ("Clube de Compras Dallas") traz Reese Witherspoon no papel de uma mulher que decide caminhar por mais de mil quilômetros para superar o próprio divórcio e a morte da mãe

    Duas Irmãs, Uma Paixão
    Candidato alemão a disputar o Oscar de melhor filme estrangeiro, o drama romântico dirigido por Dominik Graf trata do triângulo amoroso vivido pelo poeta e filósofo Friedrich Schiller (1759-1805) e duas irmãs da aristocracia -uma se tornaria sua mulher e a outra, sua biógrafa

    Relatos Selvagens
    O filme do argentino Damián Szifrón, que abre a Mostra, traz seis histórias vividas por personagens à beira de perder o controle, incluindo motoristas destemperados e um homem (vivido por Ricardo Darín) que se revolta contra a burocracia

    Winter Sleep
    O filme de Nuri Bilge Ceylan, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, trata de três personagens que tocam um pequeno hotel turco

    Dólares de Areia
    Geraldine Chaplin faz uma europeia que se apaixona por uma jovem dominicana no longa de encerramento da mostra

    The Captive
    O egípcio Atom Egoyam roda filme que gira em torno do misterioso desaparecimento de uma garota

    Casa Grande
    O estreante Fellipe Barbosa faz uma crítica à classe alta carioca focando o olhar numa família da Barra da Tijuca

    A Ferida
    Diretor revelação, o espanhol Fernando Franco conta a história de uma jovem que se dá bem no trabalho, mas tem sérios problemas de relacionamento

    Um Pombo Pousou num Galho Refletindo sobre a Existência
    Vencedor em Veneza, o filme de Roy Andersson aborda histórias que giram em torno da morte, da solidão e da crise econômica

    Dois Dias, Uma Noite
    Os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne se juntam à atriz Marion Cotillard em trama sobre o desemprego na Europa

    A História da Eternidade
    Premiado em Paulínia, o pernambucano Camilo Cavalcante filma três histórias sobre o amor no sertão

    Acima das Nuvens
    Duas atrizes de diferentes gerações se confrontam no novo longa do francês Olivier Assayas

    Hermosa Juventud
    Em crise, dois jovens espanhóis resolvem fazer um vídeo pornô amador para ganhar dinheiro no longa de Jaime Rosales

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024