• Ilustrada

    Thursday, 16-May-2024 21:01:01 -03

    Exposição no Rio reúne arte aborígene da Austrália

    DO RIO

    08/10/2014 13h34

    Quando a pintura abstrata, com traços geométricos, assinada por George Tjungurrayi foi exposta no Metropolitan Museum of Art, em 2009, ele era um nome desconhecido para boa parte dos especialistas em arte de Nova York.

    Tjungurrayi é um aborígene australiano nascido em Kiwirrkura, uma comunidade encravada no meio do deserto na região oeste daquele país.

    O mesmo quadro exibido na mostra americana integra a exposição "Narrativa Heróica", inaugurada na noite desta terça-feira (7) no espaço Arca Urbana, no bairro de Botafogo (Rua São Clemente, 41), na zona sul carioca.

    Divulgação
    Em exposição no Rio, a pintura de Mitjili Napurrula tem como inspiração a vegetação australiana.
    Em exposição no Rio, a pintura de Mitjili Napurrula tem como inspiração a vegetação australiana.

    Sob a curadoria de Adrian Newstead (especialista em arte aborígene) e Clay de Paula, as 50 pinturas selecionadas - a maioria delas em acrílico sobre tela - foram produzidas por 40 artistas contemporâneos, todos eles integrantes da população nativa australiana.

    Tjungurrayi é um senhor de aproximadamente 70 anos (sua data de nascimento é incerta) também conhecido pelo apelido "Hairbrush" (escova de cabelo), uma evidente ironia diante do desgrenhado penteado do artista.

    "As obras desta exposição pertencem ao acervo das próprias comunidades aborígenes ou a coleções particulares", explicou Luís Magalhaes, diretor da agência Latino Austrália, que produziu a exposição.

    Outro nome da "Narrativa Heróica" é Mitjili Napurrula, uma senhora septuagenária, que reside na comunidade de Papunya, na região norte da Austrália. Ela começou a pintar no início da década de 1990, mas já pertencia a uma família aborígene reconhecida pela qualidade de sua produção artística.

    Várias pinturas de Mitjili são inspiradas pela vegetação do território onde sempre viveu. A pintura de Mitjili em exibição no Rio está avaliada em torno de R$ 100 mil.

    Suas obras também podem ser encontradas nos acervos da National Gallery da Australia, em Canberrra, e da National Gallery of Victoria, em Melbourne.

    A exposição "Narrativa Heróica" permanece em cartaz no espaço Arca Urbana até o dia 20 de outubro.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024