• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 04:21:18 -03

    Crítica: Comédia previsível desperdiça talento de atores

    ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    09/10/2014 02h08

    A trajetória de Rob Reiner como diretor é oscilante, mas ele é sempre lembrado por "Harry e Sally "" Feitos Um para o Outro" (1989), comédia romântica que trouxe inovações na época. Infelizmente, no longa "Um Amor de Vizinha", Reiner opta pela comodidade dos clichês.

    O argumento dessa história cheia de bons sentimentos já foi visto milhares de vezes. Oren Little (Michael Douglas) é um corretor de imóveis egocêntrico e rabugento que tem verdadeiro prazer em insultar quem está por perto, inclusive clientes.

    O contraponto é feito por Leah (Diane Keaton), a vizinha. Sociável e emotiva, ela trabalha como cantora em um restaurante.

    Divulgação
    Leah (Diane Keaton) e Oren (Michael Douglas) em cena do filme 'Um Amor de Vizinha'
    Leah (Diane Keaton) e Oren (Michael Douglas) em cena do filme 'Um Amor de Vizinha'

    Apesar dos temperamentos diametralmente opostos, ambos têm coisas em comum: são sessentões, viúvos e têm dificuldades para superar a perda do ser amado.

    Os dois vivem às turras, até que surge, do nada, a pequena Sarah (Sterling Jerins), neta de Oren cuja existência ele ignorava. Sarah vai passar algum tempo com o avô, que de cara afirma não ter a menor intenção de cuidar dela.

    A partir daí, tudo fica previsível. A presença da menina vai operar "milagres" no endurecido coração do avô e –é claro– não deixará de repercutir na relação dele com Leah. Tudo é questão de tempo.

    A borboleta criada por Sarah, que passa por quatro fases –ovo, larva, pupa e inseto adulto–, é uma metáfora que anuncia, como se isso fosse necessário, a transformação de Oren.

    O convencionalismo da trama, a opção pela facilidade das fórmulas do gênero, a aversão a correr qualquer risco fazem do filme uma monótona sucessão de situações que só preparam o terreno para a redenção final.

    Pela primeira vez juntos, Michael Douglas e Diane Keaton alternam bons momentos com passagens menos inspiradas por causa da irregularidade dos diálogos e dos chistes.

    UM AMOR DE VIZINHA
    (AND SO IT GOES)
    Direção Rob Reiner
    Elenco Michael Douglas, Diane Keaton, Sterling Jerins
    Produção EUA, 2014, 12 anos
    Avaliação regular

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024