• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 17:07:37 -03

    'Novas Frequências' chega a 2014 turbinado e mais conceitual

    DANILA MOURA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    20/10/2014 12h42

    Artista plástico ou músico? Palco ou galeria de arte? É difícil definir qual o tipo de manifestação artística que predomina nos shows do Festival Novas Frequências.

    A quarta edição do evento dedicado à música experimental ocorre entre os dia 1 e 14 de dezembro, no Rio de Janeiro.

    Embora o line-up completo e os locais só sejam divulgados nesta quinta (23), já estão confirmados: Ben Frost, que chega ao país com o elogiado disco A U R O R A (Mute, 2014), Cut Hands, Bill Orcutt e o performático Aki Onda.

    Também poderão ser ouvidos em 2014 Philip Jeck, Frisk Frugt, Laraaji e Vladislav Delay/ Rippat e Marfox.

    Sandrine Marc
    Aki Onda, artista japonês que apresentará seu set "Cassette Memories" no Rio em 2014
    Aki Onda, artista japonês que apresentará seu set "Cassette Memories" no Rio em 2014

    Para este ano, triplicam as atrações e aumentam as oficinas de música, bate-papos e residências artísticas. O objetivo, segundo o curador Chico Dub, é "estimular o público a degustar a música de maneira provocadora".

    Um panorama da música contemporânea portuguesa e homenagem aos 50 anos da música minimalista a partir da peça "In C", de Terry Riley, estão programados. Não foi confirmada uma versão do evento em São Paulo.

    Chico Dub é criador da coletânea de música eletrônica "Hy Brazil", referência no exterior para quem busca criativos artistas brasileiros. A sexta edição, lançada recentemente, trouxe de Zopelar a Formafluida.

    Em 2015, a coletânea deve levar artistas nacionais para tocar em festivais na Inglaterra, Alemanha, Polônia, Dinamarca e Portugal. "Há interesse enorme fora, mas o Brasil, infelizmente, não possui mecanismos regulares de apoio de exportação cultural. Eu preciso de apoio financeiro para custear o projeto", diz Dub.

    Na escalação nacional do Novas Frequências já estão Auto, Hojer Yama, Osvardo, Mauro Telefunksoul, Som Peba, Bruno Real, Iridescent, Omulu e Maga Bo.

    ORQUESTRA DE WALKMAN

    Há 20 anos o artista japonês Aki Onda cultiva a série "Cassette Memories", em que grava sons de ambientes em seu walkman. No "Novas Frequências", ele disse que apresentará uma performance inédita inspirada no Rio

    Onda contou à Folha que tudo começou quando, durante uma ida ao Marrocos, sua máquina fotográfica quebrou e o artista gravou as lembranças no seu walkman.

    "Após a gravação em campo, não ouço as fitas por anos, então escolho aleatoriamente e experimento. Prefiro organizar dessa forma para sempre obter uma surpresa", diz ele, dono de 90 aparelhos, 800 fitas catalogadas e outras milhares sem referência.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024